Nos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio, a atleta dominicana Marileidy Paulino (24) comemorou sua medalha de prata de 400 metros erguendo a bandeira dominicana em uma das mãos e a Bíblia na outra.
A bandeira que ela segurava também trazia uma Bíblia, pois só existe um país no mundo que tem a Bíblia em sua bandeira: a República Dominicana, uma bela ilha caribenha conhecida pelo calor e fervor de seu povo.
À primeira vista, a bandeira tem uma grande cruz branca no centro e, bem ao centro está o brasão, que contém uma Bíblia aberta.
Além disso, o evangelho, capítulo e versículo exibidos foram escolhidos intencionalmente. É Jo 8,32: “Eles conhecerão a verdade e a verdade os libertará”.
Para os que lutavam pela independência, era importante destacar a liberdade em sentido amplo em seus símbolos patrióticos, mas também especificamente, a liberdade que vem da fé e dos bons princípios, aqueles que permitem discernir entre o bem e o mal.
Às vezes, os políticos decidem usar uma versão da bandeira que não ostenta o brasão, mas muitos protestam por considerá-la desrespeitosa aos valores cristãos de sua nação.
A realidade é que Deus ocupa um lugar central na vida da maioria dos dominicanos, como reflete na sua bandeira oficial. Alguns até acreditam que é essa devoção cristã que os protege dos desastres naturais que atingiram, por exemplo, o vizinho Haiti.
Projetado há mais de 100 anos
O desenho do brasão foi idealizado pelo político dominicano Casimiro Nemesio de Moya e oficializado em 1913. Suas características foram definidas no artigo 32 de sua Constituição:
“O brasão nacional tem as mesmas cores, dispostas da mesma forma, que a bandeira nacional. Ele carrega uma Bíblia aberta em João 8:32, no centro, e acima dela uma cruz, que emergem de um troféu composto de duas lanças e quatro bandeiras nacionais, sem escudos, dispostos em ambos os lados; também possui um ramo de louro no lado esquerdo e um ramo de palmeira no lado direito.
É coroado com uma fita azul ultramar que diz: 'Deus, Pátria e Liberdade'. Há também uma fita vermelha na parte inferior do escudo, cujas extremidades estão voltadas para cima com as palavras 'República Dominicana' ”.
O brasão de armas nacional é quadrilátero, com os cantos superiores salientes e os inferiores arredondados, dispostos de forma a formar um quadrado perfeito.
O único no mundo
Existem outros países que incluíram símbolos cristãos na sua bandeira, sendo a cruz o protagonista principal. Por exemplo, o famoso Union Jack no Reino Unido, feito de uma combinação das cruzes dos santos padroeiros da Inglaterra (St George), Escócia (St Andrew) e Irlanda do Norte (St Patrick).
No entanto, a República Dominicana é a única nação com uma Bíblia em sua bandeira.
Da redação