Água de lago próximo ao Mar Morto misteriosamente fica vermelha sangue e especialistas explicam

Compartilhe:

Autoridade do Vale do Jordão revela a razão por trás do aparecimento de água vermelha em lago perto do Mar Morto – Foto: reprodução

Depois que a água de um lago próximo ao Mar Morto, na Jordânia, ficou vermelha, a Autoridade do Vale do Jordão realizou análises e apresentou uma razão para a mudança de sua cor.

A causa do aparecimento da cor vermelha é o manganês encontrado na água, disse Manar Mahasneh, secretário-geral da Autoridade do Vale do Jordão, de acordo com Roya News.

 

 

A Autoridade do Vale do Jordão realizou o teste depois que muitos jordanianos postaram fotos nas redes sociais mostrando água vermelha em um lago isolado do Mar Morto.

Segundo o portal The Jerusalem Post, acreditava-se inicialmente que a cor vermelha foi provavelmente causada por algas, óxido de ferro ou a adição de substâncias que mudam de cor da água.

Alguns jordanianos acusaram o governo de despejar resíduos químicos nas águas. 

Bíblia 

De acordo com o Antigo Testamento na Bíblia, Deus transformou as águas do rio Nilo em sangue como uma das dez pragas para punir o Faraó por sua falta de vontade de libertar escravos judeus.

As costas orientais do Mar Morto, onde fica o tanque de água vermelha, também é onde as cidades de Sodoma e Gomorra estavam antes que Deus as destruísse e todas as pessoas que viviam lá.

O portal Roya News citou Yassin al-Kasasbeh, o Diretor de Agricultura do Vale do Jordão do Sul, dizendo que a cor da água em lagos situadas perto dos mares pode mudar por causa de bactérias e algas vermelhas, que parecem vermelhas à luz do sol.

Lago localizada perto do Mar Morto na região bíblica de Moab – a Jordânia dos dias modernos – misteriosamente ficou vermelho-sangue

“Mas isso não explica por que a água repentinamente ficou vermelha, enquanto outras piscinas não exibiram o mesmo fenômeno, especialmente considerando que a região experimenta céus quase ensolarados o ano todo”, comentou o jornal Daily Mail .

Em julho de 2011, a cor de sangue da água emergiu dentro de um lago artificial no reservatório OC Fisher no Parque Estadual de San Angelo, no Texas, depois que quase secou. Funcionários da Texas Parks and Wildlife Inland Fisheries disseram na época que a cor da água era o resultado da bactéria Chromatiaceae, de acordo com a Live Science.

 

Da redação