Israel adverte o mundo: o programa nuclear do Irã está ‘no ponto mais avançado de todos’

Compartilhe:

Foto: reprodução

No domingo, o primeiro-ministro de Israel advertiu o mundo que o programa nuclear do Irã está "avançando sem obstáculos" e que sua nação continua decidida a detê-lo.

Os comentários do primeiro-ministro israelense Naftali Bennett vieram menos de uma semana depois que um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estimou que o programa nuclear do Irã havia crescido rapidamente nos últimos meses e que a capacidade da agência de monitorar o programa havia sido "seriamente minado "devido à recusa do governo iraniano em cooperar com o acordo nuclear de 2015.

O relatório da semana passada e outro da AIEA "deram uma marca oficial ao que vimos dizendo há muito tempo: os iranianos estão avançando sem obstáculos com seu programa nuclear", disse Bennett no domingo.

"Eles estão ignorando as diretrizes da AIEA. Eles estão simplesmente desrespeitando-as e tentando disfarçar o fato de que seu programa era, e continua sendo, um programa de armas nucleares", disse Bennett, que assumiu o cargo em junho. "… O programa nuclear iraniano está no ponto mais avançado de todos os tempos. Este é o legado que este governo recebeu, mas agora é nosso relógio. Estamos comprometidos e cuidaremos desse programa."

O Irã desistiu do acordo nuclear em 2020. Embora o presidente Trump tenha retirado o apoio dos EUA, outros países querem o Irã de volta ao acordo. O presidente Biden apóia o acordo.

"Os iranianos entendem que estão enfrentando potências mundiais que estão muito interessadas em retornar ao acordo nuclear a quase qualquer custo – e eu os lembro, não acreditamos neste acordo", disse Bennett. "Não fornece o benefício necessário; no entanto, os iranianos estão arrastando as coisas e fazendo progressos nesse ínterim."

Bennett disse que estava pedindo "às potências mundiais que não sejam enganadas pela cortina de fumaça iraniana que levará a mais concessões".

"Não se pode ceder na investigação dos sites, e a mensagem mais importante é que é preciso reservar tempo para isso", disse ele. "Eles estão atrasando, mas um prazo distinto e claro deve ser definido que diga 'não mais'."

 

Da redação