Um vídeo de uma aeronave americana, a Black Hawk, sobrevoando a cidade de Kandahar com um homem pendurado por baixo, que foi postado no domingo por um perfil que afirma ser uma conta oficial do Emirado Islâmico do Afeganistão, controlado pelo Talibã, viralizou nas redes sociais. A conta foi suspensa, porém o vídeo foi compartilhado por vários usuários um dia antes das tropas americanas deixar o Afeganistão.
As imagens mostram uma pessoa pendurada embaixo do helicóptero Black Hawk enquanto ele pairava no céu. Alguns críticos da retirada dos EUA imediatamente afirmaram que foi uma execução pública pelo Talibã, que demonstrou seu novo poder sobre o Afeganistão. O apresentador de TV indiano Sudhir Chaudhary, que também é editor-chefe da Zee News e da WION, disse que a filmagem do Black Hawk fornecido pelos Estados Unidos e operado pelo Talibã foi "outra imagem marcante que toma o mundo em uma nova era de terror."
"O Talibã enforca uma pessoa, presumivelmente um intérprete americano, em um helicóptero Blackhawk dos EUA. Os helicópteros americanos restantes serão usados agora no #Afeganistão assim", afirmou Chaudhary.
FAKE NEWS
Uma versão ampliada do vídeo do homem pendurado em um helicóptero no Afeganistão mostra ele se movendo e acenando. Este vídeo mais detalhado, junto com outras fotos que mostram a aeronave, desfaz a narrativa popular que circula nas redes sociais de que a cena mostra um homem enforcado pelo Talibã.
Uma das primeiras iterações do vídeo foi postada por uma conta agora suspensa chamada Talib Times em 30 de agosto ( archive.ph/0kkV4 ). O relato se descreveu como o "relato oficial em inglês do Emirado Islâmico no Afeganistão". Eles postaram o vídeo com o texto: “Nossa Força Aérea! Neste momento, os helicópteros da força aérea do Emirado Islâmico estão sobrevoando a cidade de Kandahar e patrulhando a cidade. ”
Neste vídeo é bastante claro ver a pessoa pendurada, movendo e levantando o braço (veja as imagens em imgur.com/a/5XpGTEt ). Na marca 0:32 no vídeo ( aqui ), a pessoa pode ser vista sendo segurada por uma engenhoca semelhante a um arnês em volta de suas costas. Assista:
Here's one more close-up video. The person can be seen waving his hand. pic.twitter.com/p4LSpkV3cF
— Mohammed Zubair (@zoo_bear) August 31, 2021
Por: Rhajjah Benites