O Departamento Médico do Ceará, time de futebol do nordeste, teve seu local de trabalho acrescido em mais uma área. Isso porque, além de tratar os atletas, uma “sala de aula” também foi feita.
Desde que o zagueiro Klaus, de 27 anos, iniciou o seu tratamento, o atleta também virou “professor” do massagista do clube, o Seu Orlando, de 64 anos. Desde 2006, Seu Orlando trabalha no Ceará, em contato diário com os jogadores.
Enquanto se recuperava de lesão, Klaus descobriu que o massagista não sabia ler e resolveu ajudar. “Ele chegou com as coisas e disse que ia tentar me ensinar e que eu ia aprender. Ele trouxe o material de uma hora para outra e eu resolvi tentar. Eu me senti muito feliz, sei nem expressar o quanto. São as coisas de Deus”, relembro Seu Orlando.
“Ele contou que não sabia ler e fiquei com isso na cabeça. Fui para casa e fui pesquisar na internet como fazer alguém ler, quanto tempo demoraria. Resolvi fazer um alfabeto para ele, comprei um livro de alfabetização na internet”, contou Klaus.
Desde cedo o massagista teve que ajudar a família na roça e como o pai tinha que mudar de cidade com frequência para trabalhar, ele não conseguia ficar um ano completo na escola. O principal objetivo do Seu Orlando é ler a Bíblia e todos os dias ele aprende um pouco com a ajuda do zagueiro alvinegro.
Um caminho longo que vai sendo percorrido com muita paciência, perseverança e com a certeza de uma vitória no fim. “Que os outros que têm essa oportunidade que eu estou tendo, que busquem. O objetivo pode ser alcançado desde que se queira, se esforce, e é o que vou fazer daqui para frente. Estou me esforçando e vou conseguir”, finalizou Seu Orlando.
Por: Rhajjah Benites