“Queria ler a bíblia sozinha”, relata idosa de 70 anos após concluir o ensino fundamental

Compartilhe:

María Luisa, mexicana do município de Muna, concluiu o ensino fundamental aos 70 anos e recebeu seu diploma das mãos do governador de Yucatán, Maurício Vila Dosal.

Em 2018 María Luisa Paredes Durán decidiu se matricular na escola motivada pelo desejo de se formar e também de ler a Bíblia sem ajuda de outras pessoas, sonho que, depois de três anos, se concretizou. 

Após encontrar o governador na praça comunitária Leopoldo Arana Cabrera, a mulher compartilhou sua experiência educacional atrás do Instituto Estadual de Educação de Adultos (Ieaey) e contou que não só aprendeu a ler, mas também a escrever e fazer operações matemáticas. 

“Nunca acreditei que pudesse estudar, porque desde pequena a minha mãe e a minha avó me ensinaram a dedicar-me ao trabalho doméstico, por isso fui incentivada a entrar na escola motivada porque poderia ler a Bíblia sozinha”, disse ao governador. 

Maria Luísa contou que há muitos anos vende salgadinhos e uma de suas clientes era uma professora, que lhe contou sobre o programa estadual de educação para idosos e foi assim que decidiu assistir às aulas. 

Junto com outros 29 alunos, Paredes Durán teve aulas iniciais e disciplinas de nível elementar, como espanhol e matemática, com as quais aprendeu a ler e escrever.

“Me sinto muito orgulhosa dessa conquista que também traz alegria para minha família, antes meus netos ou meu filho me ajudavam a ler a bíblia, agora eu me aproximo quando eles fazem a lição de casa e eu entendo, é uma grande oportunidade que eles oferecem a idosas como eu. Em meus 70 anos, nunca tive a sorte de conhecer pessoalmente um governador pelo qual sou muito grata", disse.

O governador Maurício Vila Dosal reconheceu D. Maria Luísa pelo esforço incansável que fez para poder ter hoje o diploma nas mãos. 

“Quero dizer que estou muito contente por você ter concluído o ensino fundamental, é uma grande conquista e por isso vim para lhe entregar o seu certificado e dizer que estamos muito orgulhosos de você, porque sabemos que isso não é fácil ", disse ele. 

Neste dia, a idosa colheu os frutos semeados há três anos quando decidiu aprender e desde então se tornou o orgulho de sua família -que é formada por seis netos, dez bisnetos, filho, esposo e nora – recebendo o certificado de conclusão do ensino fundamental aos 70 anos.

“Nunca é tarde para aprender e ir para essa escola mudou minha vida, agora atividades como ler, fazer recados e outras coisas ficaram mais fáceis desde que eu estudo”, disse a mulher.

 

Com informações: LaJornada

Por: Redação