Julho já chegou trazendo boas notícias. Isso porque o Estado de Mato Grosso do Sul recebeu nesta quinta-feira (01), do Ministério da Saúde, novo lote com 207.050 doses da vacina contra Covid-19 da Janssen, imunizante com apenas uma dose.
O secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, comemorou a chegada do lote das vacinas. “É uma grande conquista para Mato Grosso do Sul. Os 79 municípios serão beneficiados. Iremos criar um cinturão sanitário na faixa de fronteiras e com isso os outros 66 municípios vão passar a receber mais doses das vacinas nas remessas regulares”, disse.
Conforme o Governo do Estado, das doses da Janssen que chegaram, 165.500 serão usadas para estudo que irá realizar a imunização em massa de 13 municípios que fazem fronteira com outros países em Mato Grosso do Sul. As 41.550 doses restantes serão distribuídas entre os outros 66 municípios.
A Secretaria de Estado de Saúde irá distribuir aos municípios na tarde desta quinta-feira. Serão distribuídas 72.500 doses da Astrazeneca, 26.910 doses da Pfizer e 41.550 doses da Janssen aos 66 municípios.
A quantidade de doses de vacina recebida por cada município foi publicada no Diário Oficial do Estado desta
quinta-feira.
Estudo de vacinação em massa na fronteira
O Ministério da Saúde enviou para Mato Grosso do Sul 165.500 doses da vacina da Janssen para um estudo que irá realizar a imunização em massa de 13 municípios que fazem fronteira com outros países em Mato Grosso do Sul.
O estudo também foi aprovado pelos 79 secretários municipais de Saúde durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desta quarta-feira (30).
O estudo está sendo capitaneado pelo infectologista Julio Crodda através do grupo VEBRA COVID-19, que tem o apoio da Opas e é composto por diversas instituições, como Fiocruz, UFMS, Stanford university, Yale university, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Florida, entre outras.
Os municípios que vão fazer parte do estudo de vacinação em massa são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.
Por: Bruna Silva