TB Joshua, um dos pregadores mais controversos e ricos da Nigéria, passou mal no meio de um culto noturno em sua igreja e morreu horas depois em seu apartamento em Lagos, no sábado. A causa da morte de Josué não foi divulgada.
Conhecido como o Profeta por seus seguidores, Josué fundou a megaigreja da Igreja Sinagoga de Todas as Nações.
“Deus levou Seu servo Profeta TB Joshua para casa – como deveria ser por vontade divina”, disse a igreja no Facebook . “Seus últimos momentos na terra foram passados ??no serviço de Deus. É para isso que ele nasceu, viveu e morreu. Como diz o profeta TB Joshua: 'A melhor maneira de usar a vida é gastá-la em algo que sobreviverá isto.'"
Segundo o portal The Nation, Joshua estava ministrando quando começou a se sentir mal. O evangelista teria falecido por volta das 2 da manhã, horas depois de voltar para seu apartamento.
O site informa que seus auxiliares o encontraram em uma posição incomum.
De acordo com a igreja, as últimas palavras de Josué foram “Vigie e ore.” Ele morreu seis dias antes de seu 58º aniversário.
No dia em que morreu, Joshua falou durante a Reunião de Parceiros da Emmanuel TV: “Tempo para tudo – hora de vir aqui para orar e hora de voltar para casa após o culto. ” Emmanuel TV é o braço de transmissão da igreja e vai ao ar em toda a África.
“O profeta TB Joshua deixa um legado de serviço e sacrifício ao Reino de Deus que vive por gerações ainda por nascer”, disse a igreja em um comunicado.
Joshua ganhou destaque no final da década de 1990. Ele se tornou conhecido ao longo dos anos por seus ensinamentos sobre prosperidade e esforços filantrópicos. Ele também ficou conhecido por realizar vários milagres.
Joshua enfrentou polêmica ao longo dos anos.
No início deste ano, o canal de Joshua no YouTube foi fechado devido a um vídeo no qual ele afirmava ter curado membros gays de sua congregação, o que atraiu acusações da organização OpenDemocracy de terapia de conversão com sede no Reino Unido.
O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, divulgou um comunicado por meio de um porta-voz conclamando os membros e apoiadores da igreja de Joshua a "se consolarem com o conhecimento de que a vida não é medida e definida pela longevidade cronológica, mas por legados duradouros e vidas tocadas positivamente".
Por: Redação