A música gospel sempre teve um mercado muito forte no mundo inteiro, principalmente no Brasil, e vinha em uma crescente constante nos últimos anos, mas aparentemente, após o início do isolamento social e todas as restrições devido à pandemia do coronavírus, esse crescimento expandiu rapidamente e surpreendeu tanto os artistas, quanto as plataformas de streaming. Segundo dados do Google, a busca por termos ligados à música cristã cresceu mais de 200% durante o período de isolamento social.
A Associação das Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe), diz que o gospel representa 20% do mercado fonográfico nacional, gerando R$ 2 bilhões por ano em vendas. No Spotify, maior serviço de streaming do Brasil, a playlist “Sucessos Gospel” é acompanhada por 1,3 milhão de seguidores. No Deezer, o segundo mais acessado do Brasil, o seguimento teve aumento de 10,4% no número de streams em 2020.
E se o gospel cresceu ainda mais em 2020, a tendência segue positiva para 2021. Dados da Deezer mostram que, nos primeiros meses da pandemia, o número de streaming em playlists de conteúdo cristão deram uma guinada. Enquanto as playlists sertanejas têm, em média, 35 minutos de audição após o play, as de música cristã chegam a 54 minutos no Brasil. Ou seja: quem escuta playlists gospel, escuta 54% mais tempo do que outros gêneros.
"O crescimento foi totalmente orgânico", diz Roberta Pate, diretora de Relacionamento entre Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina. "O gênero cresceu também no mercado internacional e é interessante observar que no Brasil se ouve gospel nacional e estrangeiro", diz a executiva. O país é o segundo maior consumidor de música cristã do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Mas além do cenário gospel nacional e internacional, muito conteúdo de música cristã está sendo produzido em escala regional. Muitos artistas tem trabalhado em projetos autorais, abençoando assim, o público local de suas regiões. Um exemplo disso é o pastor Lucas Rosa, que tem trabalhado no segmento gospel no Mato Grosso do Sul, e anunciou um lançamento na sexta-feira (04).
A canção é chamada de "Canção de Intimidade" e tem a participação de Vivian Krajewski. Composta pelo próprio pastor Lucas, a canção retrata o sentimento de muitos durante esse período de isolamento, desde os cristãos até os novos na fé, incluindo ainda aqueles que não se denominam praticantes, mas simpatizam com o conteúdo gospel.
Em certo na música, canta-se “Sim eu quero Te conhecer, Pois sei que há muito mais em Ti, Vêm e revela-te a mim, Senhor, Pois tenho sede de Ti”, ilustrando a sede de buscar a Deus que tem sido cada vez mais forte não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Outro ponto de identificação do público com a letra é em “Não há outro como Tu, Pois Tu és tudo o que eu preciso”, que realmente representa o despertar para o que realmente importa, que muitos tiveram nos últimos meses, enquanto o mundo passa por momentos incertos, tudo o que precisamos é do Senhor, confiar e descansar Nele.
Em uma transmissão ao vivo, no dia do lançamento da canção, o pastor disse sobre o alcance do conteúdo cristão, fora da “bolha da igreja”. “É por isso que nós como cristãos precisam dar testemunho sempre. A nossa vida tem que ser correta, exemplar. Porque as pessoas, quando nós temos uma vida de santidade e compromisso com Deus… As pessoas percebem.”
Se deseja entrar em contato com o Pastor Lucas Rosa, basta acessar o perfil nas redes sociais. Assista o vídeo completo da canção aqui.
Por: Rhajjah Benites