Com o novo mapa de classificação de risco do Mato Grosso do Sul, divulgado pelo Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), várias autoridades do Estado manifestaram preocupação com as próximas semanas, temendo uma iminente terceira onda de contágio do coronavírus.
Com isso, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul vai pedir para que o Governo do Estado suspenda os transportes intermunicipais durante o feriado prolongado de Corpus Christ, que acontece nesta semana, de quinta-feira (03) à domingo (06).
Além disso, a entidade recomendou aos municípios que façam restrições no consumo de bebidas alcoólicas, triagem e desinfecção de veículos que entram nas cidades, além de sugerir a aplicação do toque de recolher das 20h às 5h e, em casos mais severos, até decretarem lockdown, nestes dias, caso estejam com aumento drástico de pacientes com Covid-19.
Para garantir que os prefeitos consigam adotar essas medidas, a Assomasul vai pedir apoio operacional para a fiscalização ao Governo do Estado. A entidade, quer respaldo da Polícia Militar, porque a maioria dos municípios não possui efetivo suficiente para controlar aglomerações em praças, bares, restaurantes e conveniências.
O ato normativo da Assomasul traz diversas regras para que os municípios apliquem medidas de prevenção à proliferação da doença, mas cabe aos prefeitos decidirem se adotam ou não as medidas.
O assunto foi discutido durante uma videoconferência, nesta segunda-feira (31), realizada a pedido da Assomasul. A reunião remota contou com a presença de mais de 60 prefeitos e representantes, sendo conduzida pelo presidente da entidade e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior.
Por: Rhajjah Benites