Tappita – vilarejo na Libéria, África, a 400 km da capital, Monróvia, em plena floresta – Foto: ilustrativa
Helen Williams, da ‘World Missionary Press’, não pode nomear o parceiro do WMP por razões de segurança, mas ela diz que este grupo está levando as Boas Novas de Cristo para grupos de pessoas que nunca ouviram.
“O objetivo deles é ir onde o Evangelho ainda não está presente”, disse Williams. “Eles estabeleceram bases em quatro das seis tribos não alcançadas na Libéria. Este ano, eles esperam ter os dois últimos, então eles [teriam] times dentro de todas as tribos não alcançadas da Libéria.”
Conforme relato dos voluntários, é difícil obter literatura cristã na Libéria. A WMP fornece o Novo Testamento em francês para que o parceiro possa apresentar a Cristo às pessoas. As Escrituras também são úteis para o discipulado. “A ideia principal é levar a Palavra lá e libertar essas pessoas da escravidão em que estão”, explica Williams.
Parceiros dizem que a opressão do WMP é comum em aldeias não alcançadas. “Estas são áreas onde existe uma forte presença demoníaca. As aldeias são administradas por líderes espirituais que são adeptos do controle de Satanás”, diz Williams.
De acordo com os crentes locais, uma cidade era ‘inacessível’. “[Nossos parceiros] foram informados: não se preocupem em ir até lá. Seria impossível começar uma igreja lá'”, diz Williams. Levou alguns anos para começar, mas “hoje eles ajudaram a iniciar igrejas naquela área e [estão] já construindo edifícios para igrejas”.
Outra aldeia não alcançada era "provavelmente a mais poderosa fortaleza de Satanás na Libéria", lembra Williams da última atualização do parceiro. “Ele disse: ‘Enquanto eu ia de casa em casa, três homens surgiram e ficaram atrás de mim como sombras o tempo todo em que estive lá’”.
Os homens não machucaram a parceira de WMP. Em vez disso, eles forneceram ajuda e proteção. “Mais tarde, ele descobriu que um tinha um sonho que um homem branco viria com algum material bíblico e esse homem deveria segui-lo”, disse Williams.
Depois de estudar a Palavra de Deus com o parceiro do WMP, os homens foram batizados. “Dois deles agora são pastores de igrejas daquela região. O terceiro homem trabalha com eles em sua gráfica e conserta bicicletas e coisas assim.”
“As pessoas podem doar para a World Missionary Press [e] se quiserem, podem designar, ‘isto é, pelo trabalho na Libéria', ou, ‘isto é, pelo trabalho em Serra Leoa', ou qualquer coisa naquela região”, disse Williams. “Os Novos Testamentos franceses custam 90 centavos cada para imprimir, então, por apenas uma pequena quantidade, você pode ter uma grande, grande influência naquela região.”
Além de tudo, o pedido mais importante do grupo, é por oração. “Precisamos de oração para saber o que imprimir e levar para o campo. A África Ocidental tem 393 tribos não alcançadas de 147 milhões de pessoas, então as oportunidades são ótimas”, disse Williams. “[Ore] para que Deus proteja essas equipes [indo] para áreas controladas pelo inimigo. Esta é uma guerra espiritual, grande momento.”
Por: Rhajjah Benites