Foto: reprodução
Aos poucos as notícias de caos estão indo embora e as boas novas estão chegando. Essa é de aplaudir de pé: Campo Grande já atingiu a marca de 20% da população imunizada contra a covid-19 e MS é o 2º estado brasileiro que mais vacinou e pretende acelerar ainda mais.
A informação foi divulgada pelos secretários de saúde da Capital e do Estado, José Mauro Filho e Geraldo Resende, que se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa e Sérgio Longen, da Fiems (Federação da Indústria do Estado de Mato Grosso do Sul) na noite desta quinta-feira (29). As informações são do portal de notícias da Capital, Campo Grande News.
“Estamos finalizando um programa de testagem em massa da população onde nós vamos conseguir fazer até 500 testes rápidos gratuitos por dia, no estacionamento da Fiems”, adiantou Sérgio. Conforme Longen, a expectativa é de que os detalhes da ação sejam lançados até a próxima terça-feira (4).
O secretário Geraldo Resende comentou que o índice é considerável de pessoas imunizadas, é o reflexo do trabalho conjunto entre o poder público e o setor empresarial. “Só estamos conseguindo fazer esse enfrentamento em Mato Grosso do Sul, porque há unidade entre os poderes legislativo e executivo de todos os 79 municípios e a federação da indústria, que representa um setor que tem sido colaborativo em todos os momentos”, disse.
O secretário municipal José Mauro Filho frisou que Campo Grande vive um momento histórico. “Essa vacina representa muito mais do que um ato de vacinar, é um momento histórico e emocionante. Ela sinaliza a esperança do retorno a uma vida normal”, comentou. O secretário teceu elogios aos colegas e até os presenteou com três broches.
Estatística
Só nesta quinta-feira (29), 2.042 pessoas foram vacinadas contra a covid-19, em Campo Grande. No total, 180.907 moradores receberam a 1ª dose da vacina e 67.265 também tomaram a segunda dose.
Novo público
Nesta sexta-feira (30), serão imunizados profissionais da Educação de 57 a 58 anos completos e servidores da assistência social com 57 e 58 anos completos. Outra categoria que será contemplada é a de trabalhadores do transporte coletivo urbano de passageiros e os da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Nesses 2 casos, como o grupo é menor, a imunização será geral, para maiores de 18 anos.
Conforme o site, a vacinação de sexta será com a Oxford/AstraZeneca, que chegou nesta quinta-feira em Campo Grande. Os grupos inseridos devem procurar um dos 34 pontos de imunização da cidade a partir das 7h30. A vacinação dos trabalhadores da saúde com 33 anos ou mais também segue nesta sexta-feira.
Todos rumo a vitória final contra a covid-19.
Por: Bruna Silva