Foto: Reuters
Apesar do avanço da vacinação contra a Covid-19 por todo o mundo, alguns países ainda estão sofrendo com fortes ondas de contágio do vírus. O novo epicentro atualmente está na Índia. Finny Philip, um líder evangélico compartilhou como está a situação no país, e como as igrejas tem sido afetadas, mas ao mesmo tempo, feito a diferença do combate à doença.
“Nós, como nação, estamos passando por tempos terríveis. Pessoas estão morrendo em hospitais sem disponibilidade de oxigênio ou sem leito de UTI e acesso a médicos. O sistema médico entrou em colapso. Essa situação é verdadeira para cidades, vilas e comunidades rurais, incluindo onde eu moro.” relatou.
Philip explicou que apesar das dificuldades, a igreja do país tem juntado força para auxiliar de todas as formas possíveis. “No entanto, os cristãos estão fazendo a diferença em meio ao sofrimento. Existem muitas iniciativas da igreja. Os hospitais cristãos estão fazendo o melhor para servir ao povo. Os protocolos da Covid estão impedindo muitas atividades diretas. A igreja está ativamente engajada em servir a nação de várias maneiras.”
Ele contou que diversos projetos foram ativados como criação de bancos de alimentos, preparação de alimentos para quem perdeu o emprego durante a crise, oferta de assistência financeira para tratamentos médicos, aquisição de botijões de oxigênio, colocando-os à disposição dos mais necessitados, organização de serviços de ambulância gratuitos e ajuda para pagar as despesas dos enterros.
Além disso, alguns voluntários cristãos estão servindo nos cemitérios para prestar serviços fúnebres dignos aos falecidos, enquanto aconselham e apoiam famílias que passam pelo luto, além das viúvas dos pastores que recebem ajuda financeira.
Com isso, Finny Philip pede oração de todos os cristãos e pontua sete motivos de oração:
1. Orar para que a sabedoria de Deus esteja com os líderes políticos, para que tomem as decisões certas em relação ao uso de recursos para reduzir a dor e o sofrimento no país.
2. Orar para que suprimentos médicos estejam constantemente disponíveis (vacinas, medicamentos vitais, oxigênio…). Também contra o mercado negro e a acumulação de oxigênio e medicamentos essenciais como o Remdesivir.
3. Orar pelas famílias que estão passando por uma enorme dor de perda, abandono, solidão e desamparo. Particularmente para aqueles de tradição religiosa majoritária – uma dor (ou culpa) de não ser capaz de cuidar de seus entes queridos devido ao colapso do sistema de saúde e uma sensação de não realização devido a não dar um adeus adequado ao falecido de acordo com seus requisitos religiosos.
4. Orar pela liderança da igreja (perderam muitos líderes importantes no norte e sul da Índia) e pelos crentes. Ore para que as famílias que perderam seus entes queridos tenham paz e conforto. A igreja parou todas as reuniões físicas, então ore para que a vida de fé dos crentes seja forte durante esta crise.
5. Orar pelos seminários e faculdades bíblicas do país, que estão passando por uma pressão tremenda. No ano passado, quase todos encerraram programas residenciais. E agora, há um dilema sobre como seguir em frente. Está afetando o treinamento de liderança, e a preparação de milhares de futuros líderes.
6. Orar por hospitais cristãos no país, que estão atendendo pessoas em crise. Ore pelos médicos e equipe médica para que eles se tornem esperança em meio ao caos.
7. Orar pelos cristãos em todo o país, que estão empenhados em ajudar as pessoas de todas as maneiras. Ore por maior colaboração, cooperação e mobilização de recursos entre os grupos cristãos.
Por: Rhajjah Benites