Foto: reprodução
O risco de contrair a Covid-19 nas cidades de Campo Grande, Costa Rica, Bela Vista e Aral Moreira, é alta. Por causa desse risco extremo, o Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) alertou bandeira cinza para a capital e essas outras três cidades do interior do Mato Grosso do Sul. Conforme documento enviado pelo Governo aos municípios na noite desta terça-feira (23), para aqueles que obtêm a classificação mais severa, recomenda-se "fechar tudo".
A live com os boletins geralmente acontecem às quartas-feiras, porém com o agravamento da pandemia no Estado, que tem batido recordes de pessoas internadas e mortes, foi antecipada para a noite de ontem. Conforme boletim divulgado pela Fiocruz, Mato Grosso do Sul é a unidade da federação com a mais alta taxa de ocupação de leitos do País.
Para as cidades que ganham bandeira cinza, o Governo recomenda que sejam proibidos eventos culturais, esportivos e de lazer, celebrações, velórios, capacitações presenciais e que bibliotecas, museus, teatros, cinemas, parques públicos, feiras de negócios e locais para práticas esportivas coletivas sejam fechados.
Capital isolada
Desde o dia 18 de março, quando o Prosseguir divulgou o boletim, 44 municipios recebeu bandeira vermelha, indicando risco alto de contágio com a covid-19. Campo Grande era a única que havia ganhado bandeira cinza – risco extremo – e não tinha essa classificação desde 17 de dezembro, no segundo ápice da pandemia no Estado.
Para impedir que ficasse mais sobrecarregado o sistema de saúde, Campo Grande endureceu medidas restritivas desde o dia 22 de março, antecipando o toque de recolher – em vigor das 20h às 5h – e quatro feriados municipais para esta semana, liberando para funcionar somente atividades essenciais e as que funcionarem no sistema delivery.
O Governo estuda impor a espécie de lockdown para todo o Estado. Após reuniões nesta semana, prefeituras do interior elaboraram proposta de decreto, prevendo o fechamento do comércio e a unificação do horário do toque de recolher.
Por: Redação