Neste domingo (21), a deputada federal Rose Modesto (PSDB) revelou em seu perfil nas redes sociais que protocolou um projeto de lei na câmara federal, na semana passada, que prevê punição para organizadores e participantes de eventos clandestinos, durante o período de vigência dos decretos restritivos de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus.
O projeto prevê multa de cinco mil reais para quem organizar festas clandestinas, e multa de quinhentos reais para quem participar. A partir de agora, a deputada precisa que conseguir aprovação por votos na câmara federal, para avançar ao senado, também necessitando de aprovação.
Segundo a deputada, esses eventos ilegais tem contribuído com o aumento da contaminação da população pelo coronavírus. No vídeo publicado por Rose, ela explica que muitos setores tiveram que parar suas atividades, mesmo seguindo as novas normas de biossegurança, enquanto essas “festas criminosas” continuam acontecendo clandestinamente.
“Nós temos vários setores que tiveram que para, infelizmente com prejuízos econômicos.” contou. “Muitos desses que, na minha avaliação, acabam sendo criminosos, que realizam essas festas clandestinas, precisam ser punidos. Por isso, nós estamos colocando uma multa de cinco mil reais para quem realiza esse tipo de festa ilegal, e de quinhentos reais para quem participa desse tipo de evento.”
“Espero que o projeto seja votado o quanto antes na câmara federal, e vá para o senado, e que nós tenhamos uma legislação muito mais forte para coibir esse tipo de crime” concluiu.
No momento mais crítico da pandemia de Covid-19 no Mato Grosso do Sul, não é difícil encontrar esse tipo de evento ilegal. Nessa semana a polícia militar encerrou uma festa com mais de 100 pessoas, próximo à BR 262.
Outros casos parecidos já foram registrados em todo o estado, desde o início do período de isolamento social. Em fevereiro desse ano, uma rave também foi interrompida, com mais de 500 participantes, assim como outra festa no mesmo mês, que tinha mais de 800 participantes.
Por: Rhajjah Benites