Com a pandemia do novo coronavírus completando um ano nesse mês de março, mesmo mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o ToNoGospel decidiu ouvir mulheres cristãs que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19 em Campo Grande.
Hoje vamos saber um pouco sobre a experiência de Tawani Cardoso nesses últimos meses, atuando como enfermeira no Hospital Universitário da UFMS. Ela nos conta um pouco sobre como tem sido sua rotina como profissional de saúde e também, como essa pandemia colaborou para exercer sua fé em Deus e provar que somos mais fortes quando amamos o próximo.
ToNoGospel: “Como tem sido a rotina, desde o início dos casos, e como tem sido a sua relação de fé nesse tempo?”
Tawani: “Bom a rotina é exaustiva e imprevisível. Sabemos como o plantão começa, mas não como ele termina. São setores lotados sempre. Não há vagas e fazemos tudo o que podemos. A fé é fundamental. Sem ela é impossível ter forças e esperanças em dias melhores. Sem fé é impossível vencer o medo. Medo de se contaminar, medo de contaminar alguém, perder quem amamos, perder colegas. A fé nos mantém de pé!”
ToNoGospel: “Existiu algum caso que te marcou de alguma forma?”
Tawani: “Atendi uma mulher muito querida. Lutou muito para não ser intubada, quando ela recebeu a notícia da necessidade de ser intubada me olhou e disse: "É o jeito né". Me senti extremamente impotente. O outro um homem alegre, sorridente, otimista. Seus sintomas eram moderados, mas não o impediam de fazer o básico, por fim em questão de dois dias ele evoluiu mal e faleceu. Foi abrupto e chocante, mas infelizmente não foi o primeiro caso e também não será o último.”
ToNoGospel: “O que você acha que esse tempo mudou em você, como profissional e como mulher cristã?”
Tawani: “Como profissional, me fez descobrir que eu era capaz de passar coisas que nunca imaginei. Descobri que suporto pressões e situações que eu não imaginava. Aprendi a amar ainda mais meus colegas e valorizar cada um deles. Como mulher cristã, aprendi que sou frágil. Aprendi que literalmente minha força vem de Deus e que Ele cuida de nós a todo momento. Que Deus tem o controle sobre tudo e todas as situações, e que quando não suporto mais, Ele me carrega.”
ToNoGospel: “Existem ainda, algumas pessoas que negam a existência do vírus. Foi publicada uma pesquisa essa semana, que diz que 8% da população ainda acredita que o vírus não existe realmente. Qual a sua opinião sobre essas pessoas? O que você diria para quem pensa assim, sendo uma profissional que está na linha de frente ao combate ao vírus?”
Tawani: “A morte não tem escrúpulos e muito menos pena. Eu diria pra essas pessoas, que eu realmente espero que não seja necessário a perca ser dentro do lar delas, que o caixão a descer não seja um dos seus e que a família a sofrer não seja a dela. Mais de 200 mil pessoas não puderam se quer se despedir. E outras centenas estão lutando pela vida agora. Que as mentes se abram antes das sepulturas.”
ToNoGospel: “E o que você diria para outras milhares de mulheres que estão no combate junto com você nessa área da saúde?”
Tawani: “Eu diria muito obrigada. Obrigada por não desistirem, obrigada por serem fortes. São filhas, mães, avós, tias, irmãs, esposas que deixam suas famílias para que outras se mantenham vivas. Meu muito obrigada a todas as parceiras de luta. Sejam fortes e corajosas!”
Por: Rhajjah Benites