Nos últimos dias, o povo cearense tem vivido dias difíceis. O açude Castanhão, o maior reservatório de água do país, atingiu um volume hídrico preocupante. Diante da baixa hídrica, igrejas do município de Jaguaribara, onde o reservatório está localizado, decidiram se unir para clamar a Deus por chuva naquela terra. As informações são do portal Guia-me.
O reservatório é responsável por abastecer municípios do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza. Embora o volume hídrico do reservatório esteja melhor em comparação a fevereiro de 2020, a situação continua crítica este ano.
Segundo um prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há 50% de chance do Ceará ter chuvas abaixo da média em fevereiro, março e abril de 2021.
Movimento
O pastor Eudes Albertino de Lima Filho, da Igreja Presbiteriana de Jaguaribara, está liderando um movimento de oração para reverter o prognóstico dos institutos de meteorologia e ver a realidade da população da região ser transformada.
“O que eu venho pedir a você é apenas uma coisa: que você possa clamar a Deus como o profeta Elias fez, de maneira que Deus possa ouvir suas orações e enviar chuvas para esta terra”, pede o pastor em vídeo enviado às igrejas do sertão do Ceará.
Há 13 anos em Jaguaribara, o pastor Eudes Lima tem liderado movimentos de oração e ação social na região. Em janeiro de 2020, cerca de 180 pessoas de 10 denominações do Brasil se reuniram para interceder por chuva.
“Quando o seu povo se volta de coração à aliança que Deus fez com eles, o Senhor lhes restaura a sorte e um novo tempo se descortina”, disse o pastor.
Apoio
Segundo o portal, as igrejas também têm distribuído alimentos na região, acrescenta Eudes. Só a Igreja Presbiteriana de Jaguaribara, por exemplo, já conseguiu contemplar 60 famílias durante a pandemia, em parceria com outras denominações.
“Numa perspectiva do Reino, as igrejas têm buscado visitar e fazer uma triagem das pessoas mais vulneráveis, fazendo doações de alimentos”, observa o pastor. “Nossas igrejas tem um bom relacionamento entre si de maneira que, sempre apoiamos os eventos uns dos outros”.
Pedido
Por fim, Eudes frisou: “Conclame sua igreja a orar pelo sertão do Ceará, orar para que o Senhor envie chuvas que possam abençoar essa terra”, finalizou.