Após um processo de aprovação de seis meses no ano passado, por várias agências do governo comunista do Vietnã, o país conquistou, em julho de 2020, a sua primeira biblioteca pública cristã.
Desde sua inauguração, o local já possui cerca de cinco mil títulos, incluindo textos vietnamitas e recursos em estudos bíblicos, teologia, ministério, traduções e história. Possui também uma sala repleta de livros em inglês, além de disciplinas de humanidades, incluindo filosofia, sociologia e línguas.
A biblioteca é membro assinante da Biblioteca Teológica Digital Global, um arquivo online de material de estudo religioso de alta qualidade para instituições acadêmicas no mundo em desenvolvimento (disponibilizado com desconto). Vu Le, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Vietnã, e que criou a biblioteca com empresários protestantes locais, revelou que um arquivo digital do protestantismo vietnamita também está sendo planejado.
Ao ser perguntado quais são as opções de pesquisa e acesso a esse tipo de arquivo para os cristãos, Vu Le disse que “para os protestantes vietnamitas, não há outra alternativa”.
As faculdades e seminários teológicos têm bibliotecas que não estão abertas ao público, enquanto as igrejas locais não têm sido capazes de oferecer o volume ou variedade de uma biblioteca bem abastecida. “No passado, as igrejas só tinham o que chamam de 'salas de leitura', com muitos poucos livros”, diz Le.
A principal religião do Vietnã é o budismo, com os cristãos representando cerca de 10% da população de cerca de 97 milhões. Os católicos constituem a maior parte desse número. Ser cristão no Vietnã, então, pode ser “complexo”.
“Por um lado, a perseguição religiosa é real e todas as operações cristãs estão funcionando em um ambiente politicamente hostil”, disse Le. “Sempre existe o risco de ser encerrado repentinamente. Por outro lado, o Estado tolera algumas de nossas atividades, como operar uma Sociedade Bíblica e abrir uma biblioteca.”
Muitos cristãos vietnamitas já fizeram doações para a biblioteca, uma vez que ‘boca a boca’ se espalha sobre o valor de contribuir para suas estantes. “Um pastor no Delta do Mekong tem uma coleção muito especial de todos os livros de hinos já publicados no Vietnã. O primeiro foi em 1936 e ele colecionou todos, até agora. Ele decidiu que quer que eles fiquem na biblioteca para que outras pessoas possam ver aquela coleção.” acrescentou.
Vu Le espera que os benefícios da biblioteca cheguem a todos os tipos de cristãos no Vietnã, mas com resultados diferentes para aqueles que param para pedir emprestado.
“Espero que seja um centro de aprendizado cristão”, disse Le.
“Por meio da biblioteca, queremos que os alunos dos programas de teologia [de igrejas domésticas] tenham recursos para seus estudos; os obreiros da igreja devem se envolver com mais materiais bíblicos e teológicos; leigos atenciosos que gostariam de saber mais sobre a Bíblia e a teologia cristã. Também queremos que os empresários cristãos vietnamitas se envolvam e colaborem mais com os ministérios cristãos e que a Sociedade Bíblica continue a promover o trabalho de engajamento bíblico no Vietnã.” concluiu.
Por: Rhajjah Benites