Arqueólogos acreditam ter descoberto a localização da pista de dança onde João Batista, o pregador que previu a vinda de Jesus, foi condenado à morte que selou seu destino triste. As informações são do portal The Jerusalem Post.
De acordo com a história bíblica e o relato do antigo historiador Flávio Josefo (37-100 dC), o rei Herodes Antipas, um dos filhos do rei Herodes, ordenou a execução de João Batista. Josefo disse que o assassinato foi realizado em Machaerus, um forte perto do Mar Morto na Jordânia dos dias modernos.
Herodes Antipas queria conter a influência de João Batista e mandou matá-lo, segundo Josefo. A Bíblia conta a história que durante a festa de aniversário de Herodes Antipas, Salomé, filha de Herodíades, dançou para Herodes Antipas, o que agradou ao rei, que lhe prometeu tudo o que ela quisesse. A pedido de sua mãe, Salomé pediu a cabeça de João Batista, que ela acabou recebendo em uma bandeja.
Tanto a dança de Salomé, freqüentemente chamada de Dança dos Sete Véus, quanto o momento em que ela foi apresentada com a cabeça de João Batista em uma bandeja foram freqüentemente retratados em pinturas, óperas, ficção e teatro.
De acordo com Gyozo Voros, diretor de um projeto chamado “Machaerus Excavations and Surveys at the Dead Sea”, no livro, Arqueologia da Terra Santa em ambos os lados: Ensaios arqueológicos em homenagem a Eugénio Alliata (Fondazione Terra Santa, 2020), publicado recentemente, um pátio descoberto em Machaerus é provavelmente o lugar onde Salomé dançou e onde Herodes Antipas decidiu decapitar João Batista.
Segundo o portal, Voros disse que o pátio tem um nicho que provavelmente abrigava os restos do trono onde Herodes Antipas estava sentado.
Em 1980, os arqueólogos descobriram o pátio, mas segundo Voros só recentemente reconheceram os restos do trono, que cristalizaram teorias sobre a pista de dança. A equipe arqueológica está trabalhando na reconstrução do pátio e o livro apresenta várias imagens de como o pátio pode ter ficado na época da dança de Salomé e da execução de João Batista.
Os estudiosos que falaram ao Live Science discordaram sobre a probabilidade de que esta seja a verdadeira localização do trono de Herodes Antipas e o andar onde Salomé dançava, informou o Live Science. A equipe de Voros estará conduzindo pesquisas adicionais para tirar maiores conclusões.