A pandemia que atingiu o mundo inteiro pode ter interrompido muitas atividades, mas não impediu que o Evangelho de Cristo se espalhasse pelas nações.
No final de abril, quando as paralisações ainda eram bastante recentes devido ao surto da Covid-19, os especialistas em missões se preocuparam com o futuro dos esforços da missão e como as organizações podem sustentar seu financiamento.
Mas, como mostram os relatórios, parece que a pandemia não afetou a propagação do Evangelho entre as nações, segundo o portal cristão The Christian Post.
Em vez de diminuir os esforços, os cristãos encontraram uma maneira de espalhar as boas novas – incluindo o uso da mídia e da tecnologia para alcançar as pessoas.
Como um bom exemplo, a ABWE International, também conhecida como Associação de Batistas para Evangelismo Mundial, com sua sede na Pensilvânia, relatou que Deus os abençoou tremendamente, apesar das preocupações anteriores de incerteza financeira devido à crise econômica provocada pela pandemia.
Alex Kocman, um dos diretores da ABWE International disse que eles estão "exultantes com a fidelidade de Deus" ao longo deste ano, que "será um dos anos financeiros mais fortes da ABWE até hoje".
"Nossa sensação geral é que Deus nos abençoou tremendamente, apesar dos eventos globais que se poderia pensar que imediatamente levariam as missões a uma parada brusca."
As missões de longo prazo também continuaram com as missões de curto prazo temporariamente "paralisadas".
Kocman acrescentou que as missões da igreja ainda continuam com a ajuda do uso de estratégias que envolvem tecnologia como o Zoom.
"Simultaneamente, aqueles que levantaram apoio acharam mais fácil construir suas equipes de apoio por meio de reuniões do Zoom com líderes da igreja, amigos e outros apoiadores."
Kocman acrescenta que o Live Global Ministry da ABWE "estava unicamente preparado para o ministério em uma pandemia." O grupo missionário lançou o referido ministério para ajudar a conectar cristãos, mesmo em locais remotos, usando tecnologia.
Outro grupo missionário, MissionGO, relatou que suas finanças estão estáveis, apesar dos recentes declínios nas doações que geralmente recebem.
Outros grupos missionários como o Training Leaders International e o Radius International também relataram uma queda em suas doações, mas ainda permanecem estáveis ??apesar da pandemia.
É outra história para o International Mission Board (IMB) da Convenção Batista do Sul em Richmond, Virginia. Enquanto outros tiveram uma queda nas doações este ano, as suas doações se tornaram mais fortes na presença de doações online.
Por meio de um e-mail, o IMB relata que teve um aumento adicional nas doações digitais neste ano de 42 por cento, dizendo que seus "doadores olharam além das dificuldades atuais com esperança e continuaram ou mesmo expandiram suas doações fiéis nos momentos mais difíceis."
O chefe do grupo de missão, Chris Kennedy, também observa em uma declaração que "o IMB é alimentado por um legado de apoiadores generosos cativados por uma visão aparentemente impossível para todos conhecerem a Cristo".
Mesmo assim, os missionários não estão imunes ao vírus da COVID-19. Vários casos foram relatados entre os missionários em todas as nações, mas a maioria foram casos leves.
É também um mundo totalmente novo para missionários e igrejas que fazem missões. Em vez de reuniões face a face em locais regulares como cafés ou restaurantes para arrecadar fundos, as igrejas agora estão angariando fundos e fazendo networking por meio do aplicativo de reunião remota, Zoom.
A porta-voz do IMB, Julie McGowen, fala de um raio de esperança em meio ao ano desafiador com os novos caminhos que o Senhor está abrindo para Seu povo.
“As pessoas estão vindo ao Senhor por meio de novos caminhos, como a mídia social, em maior número do que antes da pandemia”.
Da Redação