Presidente Donald Trump anuncia acordo de paz entre Marrocos e Israel

Compartilhe:

O presidente americano Donald Trump assinou uma proclamação reconhecendo a soberania marroquina sobre a região do Saara Ocidental. 

O novo acordo com o Marrocos abre caminho para que o país faça a paz com Israel, o que é politicamente conhecido como "normalização das relações". O progresso marca o quarto acordo árabe israelense em quatro meses.

O presidente Trump tuitou que é apropriado que os EUA reconheçam a soberania do Marrocos sobre o Saara Ocidental; sabendo que o país reconheceu a soberania dos EUA em 1777.

" A partir de hoje, os Estados Unidos reconhecem a soberania marroquina sobre todo o território do Saara Ocidental e reafirmam seu apoio à proposta de autonomia séria, crível e realista de Marrocos como a única base para uma solução justa e duradoura para a disputa pelo território do Saara Ocidental," afirma a proclamação oficial da Casa Branca. "Os Estados Unidos acreditam que um Estado sarauí independente não é uma opção realista para resolver o conflito e que a autonomia genuína sob a soberania marroquina é a única solução viável."

O acordo de paz inclui a reabertura imediata dos escritórios de ligação em Rabat e Tel Aviv. As nações acabarão por abrir embaixadas. Os direitos de sobrevoo também fazem parte do acordo – que é parte de um esforço maior dos EUA para conter a influência do Irã na região.

A Casa Branca disse que Trump e o rei Mohammed VI do Marrocos concordaram em uma conversa que o Marrocos" retomará as relações diplomáticas entre o Marrocos e Israel e expandirá a cooperação econômica e cultural para promover a estabilidade regional".

Para ajudar a facilitar ainda mais as boas relações entre os países, o presidente disse que os Estados Unidos vão abrir um consulado em Dakhla, no território do Saara Ocidental, para promover as oportunidades econômicas e de negócios para a região, conforme afirma o edital. 

 

Da Redação