Já percebeu que quando estamos chateados, ofendidos, sem forças ou esperanças, a nossa fé fica abalada e sempre buscamos um culpado, um motivo ou desculpas pra nos apoiar em nossas lamentações?
Nos vitimizamos!
Como nosso mundo já não anda muito na ordem como gostaríamos ou projetamos, somos tendenciosos a ver defeito em tudo e em todos, assim passamos também desconfiar de tudo e de todos mediante ao nosso ponto de vista ou experiências ruins do passado que nos tragam através do medo tentando nos paralisar. Essas "experiências" tendem a se repetir "aparentemente" minando a nossa fé em Deus e consequentemente no próximo. Porque aparentemente? Porque nem tudo que parece ser é de verdade! Se temos frustrações não curadas não tratadas, feridas abertas que ainda doem, entenda: A dor pode te cegar e se você não se permitir ser tratado e curado, você também vai ferir outros, não vai conseguir entender, porque a dor te cega, ofusca sua visão, e você só verá a sua ferida, e não entenderá o contexto à sua volta. Você vai ter dificuldades para interpretar fatos ou pessoas "de verdade" ou "de mentira". LEMBRE-SE que sempre existem dois lados da história, e dois pontos de vista, e só a graça e misericórdia de Deus podem nos capacitar a medir o que ouvimos ou enxergamos através da ótica infalível de Cristo, conforme a sua Palavra (Bíblia).
Porque a palavra de Deus não falha! Nós falhamos, nós erramos, mas Deus nunca falha! E se erramos ao reproduzir mensagens distorcidas , a partir daquilo que vemos ou ouvimos , nossa visão sempre será limitada, e a falta de visão gera insegurança, a insegurança, confusão, a confusão, ansiedade e ansiedade, impulsividade, e a impulsibidade é o resultado da imaturidade de não dominar a nossa força e nossos sentidos, (discernimento, visão, olfato, tato, audição…) nos tornando inconstantes para ouvir a voz de Deus somente, nos apoiando em nosso próprio entendimento como a palavra de Deus nos diz para não fazermos !
O nosso coração é enganoso e nossa visão só pode ser ajustada para ver o todo e não apenas a "sombra" do que vemos, quando rendemos a nossa mediocridade à Deus, a nossa ignorância (falta de conhecimento) de alguns processos ou assuntos, para que a sabedoria vinda dEle seja o maior tesouro que possamos encontrar e guardar, e o temor à Ele seja por completo o princípio que nos incline ao conhecimento pleno de sua soberania, onisciência e onipresença! Deus que tudo pode, tudo vê, amoroso e paciente, o Deus do tempo, o Deus que traz à luz todas as coisas e faz não restar "sombras de dúvidas" sobre o que vemos e ouvimos, nosso defensor mas também, justo juiz!