Considerado exame padrão ouro para diagnóstico da COVID-19, a coleta de RT-PCR será ampliada a partir de sexta-feira (11) para mais 15 unidades de saúde da capital. Além da maior facilidade para o agendamento do exame, ele também passará a ser realizado aos finais de semana em três pontos.
O exame para diagnóstico da COVID-19, RT-PCR será disponibilizado em mais 15 unidades de saúde de Campo Grande/MS. A novidade também é que o agendamento para realização do exame será mais fácil e ele ainda poderá ser realizado aos finais de semana em alguns pontos específicos.
Nesses 15 novos pontos de coleta o agendamento continuará sendo feito pelo telefone (0800 647 0911), mas agora o serviço contará com o apoio do Corpo de Bombeiros que cederão servidores para reforçar os atendimentos aos pacientes.
Hoje em dia, a Capital conta com 12 locais que realizam a coleta através do exame Swab. O único ponto que funciona aos finais de semana, porém, é o Drive Thru do Corpo de Bombeiros, mas a partir de amanhã (11) outras 15 unidades realizarão a coleta também aos sábados e domingos.
Com essa mudança o número de exames realizados por dia também aumentará para 720. Nas unidades com agendamento para o final de semana será uma média de 600 coletas por dia.
As unidades que passarão a realizar os exames são:
-
Cristo Redentor
-
Universitário
-
Mata do Jacinto
-
Estrela Dalva
-
Jardim Noroeste
-
Zé Pereira
-
Jardim Azaléia
-
Los Angeles
-
Botafogo
-
Iracy Coelho
-
Clínica da Família Caiobá
-
Vila Fernanda
A USF Coophavilla, Clínica da Família Nova Lima e USF Parque do Sol realizarão os exames somente aos finais de semana. Além dessas USFs Batistão, Parque do Sol, 26 de Agosto, Tiradentes, Dona Neta, Moreninha, Vila Nasser, Oliveira, Nova Bahia, São Francisco, Aero Itália e Albino Coimbra já fazem a coleta, com agendamento através do sistema Hygea. No total serão 27 unidades aptas para fazer o RT-PCR.
A Capital tinha até o dia 08 de dezembro, 205.387 casos notificados de Covid-19, sendo 49.829 confirmados, 47.699 recuperados, 1.543 aguardando resultado de exame e 827 óbitos.