É fato que a pandemia da Covid-19 trouxe muitos danos para bilhões de pessoas ao redor do mundo e principalmente tem afetado também muitos casamentos. Segundo pesquisas, no Brasil, houve um aumento de 18,7% no número de divórcios consensuais feitos pelos cartórios, durante a quarentena decretada entre maio e junho de 2020. As informações são do portal Guiame.
Para o pastor Joel Engel, Deus quer e vai fazer milagres e restaurar os casamentos mesmo com a pandemia. Para fortalecer os casais fragilizados, ele ministrou sobre a bênção de Deus para o casamento em culto transmitido ao vivo no dia 27 de novembro. Ele lembrou que, este é um assunto tão importante para Deus, já que Jesus fez seu primeiro milagre em um casamento.
“O capítulo 2 do Evangelho de João mostra que Jesus, sua mãe e seus discípulos estavam entre os convidados de um casamento em Caná da Galiléia. Maria logo percebe que falta algo para os convidados e diz a Jesus: “Eles não têm mais vinho.”
Jesus instruiu os servos a encherem com água seis potes de pedra, com capacidade para 80 a 120 litros, e disse: “Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa”. Ele provou a água que foi transformada em vinho, sem saber disso, chamou o noivo e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.
Engel destacou que: “Ainda que falte alegria hoje no casamento, com Jesus, o melhor vinho é servido no final. Qual o segredo da vitória no casamento? Jesus! O melhor casamento é a três: marido, mulher e Jesus”, afirma. “Jesus serve o vinho, transforma a escuridão em luz, transforma a tristeza em alegria”, afirma.
Deus e o casamento
Para entender o projeto de Deus para o casamento e as principais características dadas por Deus ao homem e à mulher, o pastor Joel Engel observa que é preciso avaliar os detalhes da criação em Gênesis. Ali está o registro do primeiro casamento na história humana, que aconteceu entre Adão e Eva.
“Deus fez o homem com uma missão. Ele colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e confiou em suas mãos o trabalho de dar nome aos animais”, observa o pastor. “Mas a diante, o Senhor declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda’” (Gênesis 2:18).
“A mulher foi criada por Deus para ser ajudadora e contribuir com a missão que Deus deu ao homem”, acrescenta o pastor.
Engel destaca ainda que é importante que o marido e a esposa entendam a função de cada um, para superar as diferenças e viver um casamento alinhado aos princípios estabelecidos por Deus.
O pastor analisa que Deus entrega ao homem a ideia inicial, mas a mulher consegue executar e aperfeiçoar o projeto. “Por isso que a mulher é o maior presente que Deus deu ao homem”, afirma.
“A mulher é mais elevada que o homem dentro do quesito da percepção. O homem determina, mas a mulher é a ajudadora. O homem tem a missão e a mulher tem a comissão. Assim como Jesus recebeu de Deus a missão, os apóstolos receberam de Deus a comissão. Nós somos tão importantes para Jesus como a mulher é importante para o marido”, continua.
Engel explica que o casal se completa para que os dois possam cumprir uma missão. Por isso, no casamento, há uma unidade em quatro níveis: físico, emocional, material e espiritual.
Engel orienta ainda que os casais coloquem em prática o texto bíblico de Efésios 4:26, que diz: “Fiquem irados e não pequem. Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês”.
O pastor explica que “No final do dia deve haver um acerto, porque se os filhos observaram os pais brigando sem se acertar, isso pode prejudicá-los emocionalmente”, finaliza.
Por Bruna Silva
Com informações do portal Guiame