Com o aumento de casos do novo coronavírus em Campo Grande, a Prefeitura Municipal emitiu novo decreto nesta semana em Diário Oficial que estabelece novas normas de comportamento para tentar frear a disseminação da Covid-19.
O decreto estabelece que todos os estabelecimentos e atividades devem funcionar com lotação máxima de 40% da capacidade. Com o novo texto, estabelecimentos como casas de festas, eventos e igrejas podem abrir as portas, mas com a quantidade de pessoas reduzidas, ainda, por tempo indeterminado.
Algumas igrejas evangélicas já se adequaram ao novo padrão estabelecido por decreto e vão manter o método de cultos online por um bom tempo. A Primeira Igreja Batista, por exemplo, publicou em suas redes sociais aviso aos membros sobre as novas regras, abordando a capacidade de lotação do templo que é menor, 30%, e quanto aos cultos online. As reuniões em casas (células) também seguem suspensas, conforme comunicado no Facebook.
Porém, os fiéis devem se atentar também para um detalhe bastante importante quanto ao decreto, o toque de recolher que está em novo horário. A regra determina que todos devem ficar em casa das 22h às 5h até o dia 21 de dezembro.
A única exceção é quando a circulação for necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência.
O decreto alerta que o descumprimento das medidas acarretará a responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores, que poderão responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública em geral.