Foto: reprodução
O governador do estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja antes de participar de reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em entrevista a uma rádio, referindo-se a vacina contra o novo coronavírus, garantiu que Mato Grosso do Sul possui recurso para adquirir a vacina e imunizar a população do Estado, assim que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar a segurança e eficácia do produto.
Reinaldo Azambuja defendeu que a vacinação contra a doença causada pelo vírus seja feita pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações, mas ressaltou que o governo está preparado para adquirir as doses, se for necessário. Para os grupos prioritários, como os idosos acima de 70 anos, índios e profissionais de saúde e de educação, Mato Grosso do Sul precisaria de cerca de 700 mil doses.
“Se o Ministério não fizer a coordenação ou não aceitar a paternidade de alguma vacina que possa ser aprovada, não tenha dúvida que nós vamos adquirir para Mato Grosso do Sul. Vamos comprar e disponibilizar para o Plano de Vacinação, que deveria ser organizado pelo Ministro da Saúde”, afirmou Reinaldo.
Azambuja também destacou que não importa a paternidade da vacina. “Vamos fazer todo esforço para trazer a vacina, não importa de onde venha, essa questão de paternidade aí, se vem da China, é bem-vinda em Mato Grosso do Sul e nós queremos disponibilizar. Temos recursos disponíveis para comprar, o Governo do Estado está reservando. Já conversei com São Paulo, com o João Dória e a equipe do Butantan da possibilidade. Agora o Plano Nacional de Imunização, quem coordena é o Ministério da Saúde”, declara.
O mandatário destacou também a importância da população respeitar as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras e a distância social.
O ministro Eduardo Pazuello afirmou que pode ser que até o fim de fevereiro tenha alguma vacina aprovada no Brasil e contou que o país fechou um acordo com a Oxford/AstraZeneca para adquirir 160 milhões de doses e aderiu ao consórcio Covax Facility para adquirir mais 42 milhões de doses. O montante é insuficiente para imunizar toda a população brasileira, já que são necessárias duas doses por pessoa. Até o momento, nenhuma vacina obteve o aval da Anvisa.
Na reunião virtual em que participaram também os outros governadores, Reinaldo Azambuja contou com a presença do secretário de Saúde, Geraldo Resende.
Da Redação
Governo de Mato Grosso do Sul