Uma unidade móvel para realização de castração em cães está chegando em Campo Grande/MS para trabalhar em forma de mutirão. O carro vem equipado com gaiolas, equipamentos e instrumentos cirúrgicos e irá percorrer bairros com maior vulnerabilidade social, visando controlar as doenças e a quantidade populacional de cachorros que hoje vivem nas ruas. A previsão é que com o castramóvel sejam realizados em média de 25 a 30 procedimentos aos finais de semana.
A unidade custou pouco mais de R$ 198 mil. Desse valor, R$ 100 mil vieram da emenda parlamentar do deputado estadual Márcio Fernandes.
Juliana Rezende, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) falou que outros serviços poderão ser oferecidos pela equipe do castramóvel. Um deles é a orientação sobre a importância do combate à leishmaniose, além de temas como guarda responsável e saúde pública. “É uma forma de mobilizar toda a comunidade e conscientizar sobre vários outros temas importantes. É um trabalho que será fundamental para que a gente avance ainda mais em relação às políticas públicas para o controle de zoonoses”, explicou ela.
Segundo Juliana, será feito um trabalho de engajamento social para que a população tome consciência da importância do controle da natalidade, tocando também em tópicos como prevenção de maus tratos e abandono. Atualmente a população canina de Campo Grande é de mais ou menos 160 mil.
A data para o início do programa ainda não foi divulgada, já que uma liberação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS),com base na resolução CRMV-MS nº 91 de janeiro de 2020, é necessária.
Para quem se perguntou sobre a castração em felinos, fique atento que esta continuará sendo realizada no CCZ através de agendamento prévio online. Os procedimentos já retornaram ao normal e o agendamento é feito todo dia 20 de cada mês pelo site: https://castracao.campogrande.ms.gov.br/
Por: Tatyane Cance