Pastor tradutor da Bíblia é supostamente torturado e morto pelo exército indonésio

Compartilhe:

Imagem ilustrativa

Um pastor foi baleado e morto na Indonésia durante uma série de tiroteios militares em meio a tensões entre as forças de segurança e grupos separatistas.

A CNN relata que o pastor, Yeremia Zanambani, é conhecido por traduzir a Bíblia para o dialeto moni de Papua. O governo indonésio disse em um comunicado que está investigando, alegando que ele foi baleado por um grupo criminoso armado enquanto cuidava de seus porcos em Intan Jaya, em setembro.

No entanto, a igreja do pastor, a Indonesian Gospel Tabernacle Church, argumentou que recebeu informações que Zanambani foi na verdade torturado e baleado por oficiais das Forças Armadas Nacionais da Indonésia (TNI).

O chefe da Equipe Humanitária da Província de Papua para Casos de Violência contra Figuras Religiosas, Haris Azhar, disse em uma entrevista coletiva que os membros da TNI haviam dado um prazo de dois dias para devolver as armas confiscadas durante um tiroteio separado, dois dias antes.

“A mensagem veio acompanhada de ameaças de que se o distrito de Hitadipa não fosse devolvido, seria bombardeado”, disse Azhar.

Ele acrescentou que os soldados procuraram especificamente o pastor enquanto ele cuidava de seus porcos com a intenção de matá-lo. “Imediatamente houve uma ordem para 'levantar a mão! ' e o pastor Yeremia respondeu com as mãos levantadas dizendo que sou um 'servo de Deus'“, disse Azhar.

Azhar disse que o pastor foi executado com armas de fogo militares comuns. 

A Comunhão de Igrejas da Indonésia pediu ao presidente da Indonésia, Joko Widodo, exigiu que os culpados fossem responsabilizados.

O Antara News relata que o principal comandante militar da região disse que qualquer soldado que estiver envolvido será punido.

 

Da Redação