Mais de 19 milhões de pessoas, incluindo 10 milhões de crianças, estão em risco de fome em 12 dos países mais frágeis do mundo devido a uma combinação mortal de conflitos, COVID-19 e desastres relacionados ao clima, alertou a Visão Mundial hoje.
A agência humanitária teme que milhões possam morrer se a comunidade internacional, incluindo a Austrália, não aumentar o financiamento para atender às necessidades urgentes de alimentos nessas e em outras nações frágeis. Apenas cerca de 29 por cento do orçamento necessário para prevenir a fome potencial foi recebido até agora.
“Precisamos de fundos para apoiar crianças em todo o mundo – e precisamos deles agora”, disse Carsten Bockemuehl, Visão Mundial da Austrália
Carsten Bockemuehl, consultor sênior de políticas para Crianças em Conflitos Armados da World Vision Australia, disse que a necessidade é urgente.
“Crianças em todo o mundo enfrentam uma fome devastadora todos os dias”, disse ele. “Vários países correm o risco de mergulhar em situações de fome devido ao COVID-19. Precisamos de fundos para apoiar crianças em todo o mundo – e precisamos deles agora.
A previsão sombria equivale a um aumento de 50 por cento nas pessoas em risco de fome, em comparação com o ano passado. Os países pesquisados ??incluem Afeganistão, Burkina Faso, República Centro-Africana, Etiópia, República Democrática do Congo, Haiti, Honduras, Nigéria (nordeste), Sudão do Sul, Sudão, Somália e Zimbábue.
O plano de Resposta Humanitária Global COVID-19 das Nações Unidas foi elaborado para fornecer assistência alimentar nos focos de fome do mundo, entre muitas intervenções. Até o momento, a Austrália deu apenas 0,9 por cento (US $ 38 milhões) do total de fundos dispersos – um terço do que a Dinamarca forneceu e um oitavo da oferta do Reino Unido.
Até o momento, a Austrália doou apenas 0,9 por cento (US $ 38 milhões) do total de fundos dispersos – um oitavo do que o Reino Unido forneceu [para COVID-19 Global Humanitarian Response das Nações Unidas
“Estamos enfrentando uma crise iminente – as crianças do mundo precisam de nós agora. A Austrália não pode ficar à margem e assistir enquanto a vida de milhões de crianças está por um fio. Devemos contribuir com nossa parte justa para o Plano de Resposta Humanitária Global COVID-19 da ONU ”, disse Bockemuehl.
A fome aguda tem aumentado nos últimos quatro anos, atingindo um pico de 135 milhões em 2019 devido a conflitos, bem como ao aumento do clima e choques econômicos. COVID-19 empurrou isso para overdrive. O risco de fome é ainda maior para os países que já enfrentavam crises antes da pandemia COVID-19, como a República Democrática do Congo, que está mergulhada em conflitos há décadas. Agora, tem 5,7 milhões de pessoas em risco de fome – um aumento de 77 por cento em 2019.
Bockemuehl disse que o conflito e o COVID-19 foram “uma combinação desastrosa”, tornando incrivelmente difícil conseguir ajuda para as crianças e famílias que mais precisam.
“COVID-19 é mais um choque para as crianças mais vulneráveis ??que vivem em sociedades frágeis que enfrentam múltiplas crises, incluindo conflitos armados e deslocamento forçado, que afetam profundamente seu acesso a alimentos nutritivos”, explicou Bockemuehl. “As restrições postas em prática para conter a propagação do vírus continuam a afetar mais fortemente a renda das famílias pobres, o que significa que elas não têm dinheiro suficiente para comprar alimentos.
“Não existe uma rede de segurança de bem-estar social para apoiar essas pessoas e é por isso que a comunidade internacional deve agir com urgência”.
*Eternity
Da Redação