O embaixador de Israel na Organização das Nações Unidas (ONU) Gilad Erdan se encontrou na quarta-feira, 23, em Nova York com a embaixadora dos Emirados Árabes Unidos na ONU, Lana Nusseibeh, pela primeira vez.
A reunião foi realizada na Missão dos Emirados Árabes Unidos na ONU.
Durante o encontro, os embaixadores “ressaltaram a importância de aumentar a cooperação entre os dois países para ampliar os benefícios da paz no Oriente Médio”, afirmou a missão de Israel à ONU.
Os dois discutiram “diferentes áreas de oportunidades significativas para os dois países em toda a região”.
Os embaixadores concordaram em promover uma série de questões na ONU, incluindo a resposta à pandemia do Coronavirus (COVID-19), a cooperação digital e o combate ao extremismo online, empoderamento das mulheres, ação climática e proteção ambiental.
Na terça-feira, o embaixador de Israel no Azerbaijão George Deek se reuniu com o embaixador em exercício dos Emirados no Azerbaijão na capital Baku.
“Hoje a história foi feita. Eu, o embaixador de Israel no Azerbaijão, encontrei o embaixador em exercício dos Emirados Árabes Unidos: o primeiro encontro entre os embaixadores de Israel e dos Emirados em Baku – e o primeiro em qualquer lugar a ser realizado em árabe. A paz é possível. Nunca devemos perder a esperança em nosso futuro comum ”, disse Deek após a reunião.
No início deste mês, os enviados dos Emirados Árabes Unidos e de Israel na Nigéria se encontraram, a primeira reunião pública entre diplomatas dos dois países da África.
O Embaixador de Israel na Nigéria, Shimon Ben-Shoshan, recebeu o Charge d'Affaires dos Emirados Árabes Unidos na Nigéria, Khalifa Al Mehrizi.
Vários ministros de Israel e dos Emirados Árabes Unidos já conversaram e estabeleceram uma relação de trabalho.
Israel, Emirados Árabes Unidos e Bahrein assinaram um acordo de paz histórico na Casa Branca no início deste mês, o primeiro acordo assinado entre Israel e um país árabe em 25 anos.
Os Emirados Árabes Unidos são o primeiro grande estado árabe a reconhecer Israel desde que o Tratado de Paz Israel-Jordânia foi assinado em outubro de 1994.
Anunciado em 13 de agosto, o Abraham Accords é o primeiro entre um estado do Golfo e Israel e deve levar a acordos semelhantes com outros países árabes, possivelmente Omã ou Arábia Saudita.
Da Redação