Levar alegria as pessoas hospitalizadas tem sido o alvo e a missão dos “Doutores da Graça”, trata-se um grupo de 28 voluntários que concluíram treinamento de formação de palhaços humanitários, para atuação em hospitais, clínicas, asilos, creches e presídios. A iniciativa faz parte do projeto “Doutores em Rede”, que reúne mais de 300 integrantes por todo o Rio Grande do Sul. Com a conclusão do treinamento, o grupo está pronto e capacitado para ações sociais nas mais diversas áreas.
No último sábado (22), os integrantes partiram para o trabalho de campo. Foram três visitas realizadas, começando pela manhã no Hospital Santa Terezinha, onde levaram canções, brincadeiras e muita alegria aos pacientes e funcionários. No período da tarde, a visita foi no Lar dos Velhinhos, onde depois de muitos abraços, cantigas e brincadeiras, foram surpreendidos pelos idosos que cantaram uma música divertida. “Foi muito carinho que recebemos. É muita pretensão nossa acharmos que viríamos trazer algo a eles, pois fomos nós quem mais recebemos”, conta, emocionado, o coordenador do projeto em Erechim.
Já no final do dia, a equipe esteve no Hospital de Caridade. Ao perceberem a presença dos doutores nos corredores, familiares já abriam as portas dos quartos para receberem as visitas. “É a minha terceira internação. Faço quimioterapia. É um prazer receber vocês, aqui no meu quarto. Serão uma boa lembrança em meio a esse tempo de tanta luta que tenho passado”, disse uma das pacientes visitadas.
Para o coordenador do projeto no Estado, Elenor de Almeida, “anos de experiência em corredores e quartos de hospital nos ensinaram que, o riso pelo riso pode parecer interessante, mas quem muitas vezes, é necessário calarmos a voz e, simplesmente escutar. Mais que o riso, nosso objetivo é levar amor e esperança”, resumiu.
Da Redação