Foto: reprodução
Cinco meses após registrar a primeira morte, em março, e até quarta (26) o Brasil ultrapassou a marca dos 3 milhões de recuperados da Covid-19. Nesse período, segundo o Ministério da Saúde, foram cerca de 3.717.156 de infectados e 2.908.848 de recuperados.
O Ministério da Saúde destacou que conforme o número de recuperados aumentasse se também o valor repassado para o fortalecendo da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e equipamentos de proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde.
A pasta já enviou mais de R$ 62 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 14,9 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Também já foram comprados e distribuídos mais de 15,5 milhões de unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 183,4 milhões de EPIs, mais de 12,4 milhões de testes de diagnóstico para Covid-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus.
O ministério também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares, e já entregou 7.994 equipamentos para todos os estados brasileiros.
Da Redação
Com informações: Governo do Brasil