Foto: reprodução
Através do Projeto "Médicos Pela Vida Brasil" , um grupo de médicos e enfermeiros voluntários vão atender a partir de hoje, 10 de Agosto, pessoas com caso suspeito ou comprovado de covid-19, priorizando o atendimento aos profissionais das áreas de saúde e segurança. O atendimento será realizado no Polo Morada (Igreja Morada- Rua Barão do Rio Branco, em frente ao Rádio Clube Cidade) .
Dentro do Polo, várias salas foram preparadas para receber e separar os assintomáticos, sintomáticos, casos suspeitos e os confirmados. Com duas tendas montadas do lado de fora da igreja, os profissionais de saúde fazem a triagem dos pacientes suspeitos com o vírus que também são da área da saúde e segurança.
O local é um apoio do combate à doença e não funcionará apenas para prescrição de medicamentos, também será regularmente desinfectado para evitar contágio.
Segundo um médico voluntário do projeto, os medicamentos preescritos não serão distribuídos no local, os pacientes devem ir à unidade de saúde para retirar os remédios e todos serão monitorados pela TeleMedicina, pelo menos nos dez primeiros dias de tratamento.
Henrique Maia, médico e é também o pastor responsável pela igreja, informou que abraçou o projeto porque viu que grande parte das pessoas não tinham acesso a abordagem precoce. O pastor conta que com a redução do número de cultos e do uso do prédio, viu que a igreja poderia ser um lugar ideal para montar o posto de atendimento contra a covid-19.
Pastor Henrique, líder da Igreja Morada.
Segundo Henrique, inicialmente, o projeto será realizado durante o mês de agosto, podendo se estender conforme o tempo.
Horários de atendimento:
De segunda à sexta-feira das 8h. às 12h. e das 13h. às 17h.
Importante levar documentos pessoais: RG, CPF, Carteira do SUS, Carteira Funcional (comprovação da área de atuação) e o laudo de contactantes de pacientes positivos para Covid em isolamento domiciliar, se possível.
Voluntariado: (67) 3315-1967
(Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais)
Por: Viviane Barreto