Uma explosão de grande proporção atingiu Beirute nesta terça-feira e uma alta nuvem de fumaça pôde ser vista à distância. A explosão ocorreu no porto de Beirute. Segundo a mídia libanesa, ambulâncias estavam transportando centenas de pessoas feridas para hospitais locais e dezenas podem ter sido mortas no incidente.
Absolutely terrifying video from Lebanon. (Video credit @ncitayim) pic.twitter.com/oO1qs0yViI
— Doge (@IntelDoge) August 4, 2020
Vários vídeos da área mostraram uma nuvem de fumaça subindo perto do litoral e depois uma grande explosão e onda de choque. Edifícios em toda a área foram danificados pela explosão. O jornal Daily Star, por exemplo, divulgou um vídeo de seus escritórios mostrando danos extensos.
Another angle shows the secondaries before the significant explosion. https://t.co/dFV9kArQMb
— Aurora Intel – #StayHome (@AuroraIntel) August 4, 2020
Segundo o Daily Star, duas explosões foram relatadas no porto.
A fonte da explosão não era clara. O LBCI Lebanon News alegou que um incêndio havia eclodido no porto e, em seguida, desencadeou uma explosão de um armazém próximo que armazenava fogos de artifício. Segundo Al-Mayadeen, a explosão ocorreu em um armazém que armazena benzina, um produto químico inflamável.
Uma interrupção significativa da Internet foi relatada no Líbano após relatos da explosão, de acordo com o NetBlocks, um órgão de vigilância da Internet. Não está claro o que causou a interrupção.
A agência de notícias estatal libanesa NNA e duas fontes de segurança disseram que a explosão ocorreu na área portuária, onde existem armazéns que abrigam explosivos. Não ficou claro imediatamente o que causou a explosão ou que tipo de explosivos estavam nos armazéns.
"Vi uma bola de fogo e fumaça subindo sobre Beirute. As pessoas estavam gritando e correndo, sangrando. Varandas foram arrancadas de edifícios. Os vidros dos arranha-céus quebraram e caíram na rua", disse uma testemunha da Reuters.
A antiga casa do falecido presidente libanês Rafik Hariri, morto há 15 anos em um suposto ataque entre o Hezbollah e o Irã, fica perto do local onde ocorreu a explosão. Seu filho, ex-primeiro-ministro Saad Hariri, estava em casa, mas não foi ferido no incidente, de acordo com o LBCI.
Vários membros do Hezbollah estão sendo julgados à revelia em Haia por planejar e organizar o ataque no qual um caminhão com 3.000 kg de explosivos de alta qualidade foi explodido ao lado da carreata de Hariri, matando-o e outros 21. Espera-se que um veredicto seja proferido pelo tribunal na sexta-feira.
BREAKING: Massive explosion in Beirut. Footage from the daily star office now in Lebanon pic.twitter.com/2uBsKP5wCH
— Ghada Alsharif (@GhadaaSharif) August 4, 2020
Vídeos e fotos da cena mostraram janelas estouradas e detritos espalhados em lojas e escritórios no bairro de Hamra, em Beirute.
— INTELSky (@Intel_Sky) August 4, 2020
As FDI estão em alerta no norte desde que os agentes do Hezbollah tentaram atravessar Israel na semana passada. Na noite de segunda-feira, as IDF atingiram vários alvos em toda a Síria em resposta a uma tentativa de uma célula terrorista na Síria de plantar um dispositivo explosivo ao longo da cerca da fronteira com Israel.
Fonte: The Jerusalem Post
A Redação