Com o novo decreto municipal, que obriga o uso de máscara em qualquer local público e privado de Campo Grande, os fiéis da Capital agora só poderão frequentar os cultos e missas, independente do dia, utilizando máscara enquanto durar a reunião. Isso porque o decreto proíbe a permanência de pessoas sem o equipamento individual de proteção.
Segundo o documento, fica a critério de todos os locais, bem como as igrejas, fornecerem gratuitamente a máscara para quem não tiver com uma no local.
É indicado à população, o uso de máscaras caseiras, atendendo as orientações do Ministério da Saúde, que também podem ser acessadas aqui.
A obrigação do uso do equipamento só não se aplica a crianças menores de 4 anos, pessoas com alguma deficiência que impossibilite o uso da máscara sob apresentação de atestado.
PREVENÇÃO
O decreto foi estabelecido pela prefeitura por recomendação do Ministério Público como medida de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, já que nos últimos dias, houve um aumento considerado de casos na cidade bem como no Estado.
O Governo do Estado, também publicou decreto nesta semana que obriga o uso de máscara em todos os municípios de Mato Grosso do Sul nos próximos dias.
Caso as pessoas se recusem a cumprir a determinação exigida pelas autoridades, serão consideradas infratores e responderão por crime de descumprimento de medida sanitária preventiva e de desobediência, bem como multa para o local que permitir a pessoa sem máscara.
O decreto será válido até terminar o período de calamidade pública ou quando a prefeitura julgar necessário, caso haja uma queda expressiva no número de casos.
Então a regra é simples: Bíblia na mão, caderno para anotar e máscara no rosto até o decreto terminar.
*Por Bruna Aquino