Mesmo com o aumento de casos e os óbitos provocados pela pandemia do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, há sempre uma boa notícia. Isso porque o Estado já soma 2.290 pessoas curadas da doença, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (19).
Atualmente, são 4.666 casos positivos em 63 municípios do Estado. Enquanto que, quase da metade desse público “se livrou” do pesadelo da covid-19, outra turma ainda está combatendo a doença em casa (2.218 pessoas), 118 pacientes estão internados nos hospitais públicos e privados e 41 pessoas não resistiram ao vírus, segundo a SES.
Dos mais de 28 mil casos notificados em todos os municípios, 20 mil foram descartados e 1,4 mil ainda estão sob análise de laboratório.
ISOLAMENTO = SOLUÇÃO
Para as autoridades, a única solução é a conscientização da população no que tange o isolamento social. Dados mostram que em todo o País, Mato Grosso do Sul ocupa o 25º lugar com pior índice de isolamento com apenas 36% de adesão até ontem (18).
Em Campo Grande, a adesão ao isolamento social ficou em 35,1%, sendo as regiões mais movimentadas da cidade: Moreninha (17,3%), Jardim Colúmbia (19,6%), Vila Nasser (19,6%), Vida Nova (20%) e Universitário (20,8%).
A recomendação ainda é ficar em casa e se precisar sair, utilizar máscara (obrigatório) e práticas de higiene, antes do toque de recolher, que começa às 0h e termina às 5h em Campo Grande.
*Por Bruna Aquino