‘Barco servo’ da Igreja dos Crentes leva ajuda a milhares de pessoas afetadas por ciclone, na Ásia.

Compartilhe:

Um barco de caridade operado por uma rede de mais de 12 mil igrejas na Ásia prestou apoio humanitário a milhares de pessoas afetadas pelo Super Ciclone Amphan, uma tempestade de categoria 5 que forçou milhões de pessoas no leste da Índia e Bangladesh a evacuar suas casas no mês de maio deste ano.

Após a tempestade milhares de famílias sofrem com a perda de suas casas e precisam de comida e ajuda humanitária.

A Igreja dos Crentes do Leste, uma denominação cristã que informou ter quase 4 milhões de membros em 16 países plantados pela organização de missões dos Estados Unidos, ajudou muitos que vivem no aglomerado das ilhas Sundarbans na Baía de Bengala. A região já estava enfrentando uma crise de saúde e fome em meio à pandemia de coronavírus antes que Amphan chegasse à terra. 

“Lembrei-me, na América, tivemos esse furacão inesquecível em Lousiana, Katrina. Quando você pensa em um país como Bangladesh, é preciso lembrar que são dezenas de milhares de casas de barro. As pessoas vivem dos mínimos essenciais ”, disse KP Yohannan, bispo e fundador da Igreja Oriental dos Crentes, ao site The Christian Post.

A Igreja Oriental dos Crentes alcançou várias cidades da Índia e Bangladesh através do seu "Barco Servo". 

“A devastação foi tão grande. Juntamente com a crise do vírus COVID-19, pela graça de Deus e Sua misericórdia, temos 54 congregações em 54 ilhas”, disse Yohannan. “Nosso barco leva pessoas para fornecer ajuda às pessoas que sofrem por falta de comida, materiais e todas essas coisas. Embora a tempestade tenha destruído o lugar há três semanas, todos os dias a necessidade aumenta porque milhões são deslocados. ”

O ciclone

O ciclone Amphan chegou a Bengala Ocidental em 20 de maio, trazendo ventos com força de furacão e fortes chuvas que causaram danos generalizados em toda a região. Segundo o Instituto Internacional de Gerenciamento de Água, Amphan foi o ciclone tropical mais forte a atingir o delta do Ganges desde Sidr em 2007. Diz-se que é a primeira tempestade super ciclônica a ocorrer na Baía de Bengala desde 1999. 

Yohannan disse que o barco é abastecido com itens essenciais que incluem trigo, açúcar, chá, óleos e remédios para ajudar a tratar doenças comuns. Juntamente com rações secas, a equipe também está distribuindo roupas e máscaras. 

O esforço é parcialmente financiado por doadores nos EUA, na Europa e por doadores locais, disse Yohannan. 

Ao longo dos anos, Yohannan disse que o barco ajudou dezenas de milhares de pessoas em 60 ilhas diferentes. Desde o ciclone, o barco oferece ajuda a centenas de famílias em 80 ilhas.

"Em uma semana, eles ajudaram 600 famílias que perderam tudo", disse ele. “Eles foram capazes de ajudar pessoas que perderam a cabana e não têm onde ficar. Basicamente, as pessoas ficam e tudo o resto se foi.”

Redaçao