Justiça autoriza abertura de igrejas, mas a maioria deve manter culto on-line amanhã (19)

Compartilhe:

O desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), acatou os recursos da prefeitura de Campo Grande que autoriza a abertura das igrejas em Campo Grande e derrubou o pedido feito pelo MPMS (Ministério Púbico de Mato Grosso do Sul) que proibia a realização de atividades religiosas de qualquer natureza com a presença de público. A definição foi anunciada neste sábado (18).

Na decisão o desembargador, citou como exemplo o plano de diretrizes e resolução da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) com regras de biossegurança para funcionamento de estabelecimentos.

As duas normativas foram revogadas ontem, substituídas por decreto que revisa as determinações para as atividades econômicas e sociais durante a pandemia.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) falou sobre a decisão em transmissão ao vivo nesta manhã: “A partir de hoje a igreja deve apresentar projeto de contenção de riscos e biossegurança para poder ter cultos presenciais, conforme o regramento anterior e a capacidade será de até 30%, não mais que isso. E fica proibido pessoas com mais de 60 anos nesses cultos”, continuou o prefeito.

O prefeito recomendou que as igrejas ofereçam máscaras aos fiéis, conforme decreto publicado na sexta (17).

Ao portal ToNoGospel o apóstolo Edmilson, lider da IECG ( Igreja Evangélica Comunidade Global) em Campo Grande, informou que está seguindo todas as orientações estabelecidas pelas autoridades de saúde e governantes. O apóstolo disse ainda que manterá o culto on-line, neste final de semana, e somente na segunda-feira tomará uma decisão junto com a igreja sob o decreto.

Seguindo o mesmo entendimento, o pastor Roberto Aguiar da igreja Presbiteriana Renovada Central, de Campo Grande, fará transmissão do o culto on-line amanhã até que toda a igreja se organize para melhor receber os fiéis.

Já o apóstolo Sandim, líder do Ministério Efraim, informou que vai fazer culto presencial amanhã, seguindo as orientações do decreto e por ter poucos membros, “Será tudo muito organizado, os membros já estão sendo orientados de como deveram proceder, membros do grupo de risco são aconselhados a não participarem ainda. Mascaras e álcool em gel estará disponível nos cultos, finaliza o apóstolo.

 
Por Alzira Gavilan