Governo pode adotar isolamento total ‘se população não se conscientizar’

Compartilhe:

Foto: Edemir Rodrigues

O governador do estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou, nesta segunda-feira (13), que pode adotar o isolamento total, caso as pessoas não se conscientizem sobre os riscos do coronavírus. 

É um novo apelo do governo para que a população fique em casa. O bloqueio total da movimentação é conhecido como ''lockdown''. No entanto, a medida só seria colocada em prática em caso de constatação de desrespeito e aglomerações.

''Se as pessoas não tiverem a consciência de ficar em casa, evitando sair de casa, nós vamos chegar a esse momento. É uma medida drástica, é radical, alguns países tomaram. Aqui no Brasil, alguns governos estão olhando essa possibilidade'', afirmou Azambuja.

O governador destacou ainda que o Estado começou a ter a transmissão comunitária, quando já não é possível identificar a origem do contágio, e que isso torna a situação mais perigosa.

''Se nós fizermos nossa parte com isolamento, ficarmos em casa, [tomarmos] o cuidado da distância mínima entre as pessoas, eu não tenho dúvida: diminui muito a pressão [no sistema de saúde]. Já que o vírus está sendo transmitido de forma comunitária, mais ainda agora é a necessidade de nos isolarmos, ficarmos em casa e evitarmos a contaminação de um maior número de pessoas''.

Reinaldo aproveitou a fala para anunciar a compra de 60 mil cestas básicas para atendimento às famílias mais vulneráveis. É mais uma medida para reduzir o impacto do isolamento social na economia da população mais vulnerável, como a isenção de ICMS da tarifa social da conta de luz, ampliação do Vale Renda, suspensão do vencimento das prestações dos contratos de programas habitacionais, isenção do pagamento quem tem a tarifa social de água e proibição dos cortes de serviços essenciais, entre outros.

Com informações: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul