O ex-primeiro-ministro do Reino Unido está pedindo aos líderes mundiais que considerem criar um governo global temporário para ajudar a gerenciar a pandemia do coronavírus.
Gordon Brown, que atuou como primeiro-ministro de 2007 a 2010, disse esperar que líderes mundiais, especialistas em saúde e outros líderes internacionais possam trabalhar juntos em uma resposta à pandemia, relata o The Guardian.
"Isso não é algo que possa ser tratado em um país", disse ele. "Tem que haver uma resposta global coordenada."
Desde então, a Arábia Saudita sediou uma reunião virtual do grupo do G20 de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Brown, no entanto, disse que a reunião também deve incluir o conselho de segurança da ONU.
Na reunião, os líderes do G20 prometeram fazer “o que for preciso” para combater os danos econômicos e sociais da pandemia do coronavírus.
Brown foi uma parte central no trato com a recessão global de 2008. Brown aprovou um pacote de resgate bancário para o Reino Unido e outras medidas econômicas para ajudar na recessão.
“Esse era um problema econômico que tinha causas econômicas e uma solução econômica.
"Esta é antes de mais nada uma emergência médica e é necessário que haja uma ação conjunta para lidar com isso", disse ele sobre a pandemia. "Mas quanto mais você intervém para lidar com a emergência médica, mais coloca as economias em risco."
Brown disse que um esforço global coordenado seria capaz de desenvolver uma vacina e organizar a produção, a compra e a exploração.
"Precisamos de algum tipo de executivo que trabalha", disse Brown. “Se eu estivesse fazendo isso de novo, tornaria o G20 uma organização mais ampla, porque nas circunstâncias atuais você precisa ouvir os países mais afetados, os países que estão fazendo a diferença e os países onde há potencial para um enorme número de pessoas a serem afetadas – como as da África. ”