O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), anunciou na tarde desta quarta em uma transmissão on-line (PSD),um decreto de estado de emergência na saúde pública da capital. Segundo o prefeito, a recomendação é que os shopping centers, academias, parques de lazer, sejam fechados e que os bares e restaurantes tenham restrições no horário de atendimento.
De acordo com o prefeito Trad, se as orientações forem desrespeitadas, a prefeitura vai fiscalizar e fechar os lugares, usando o poder policial.
No texto do decreto, a orientação é para fechamento por 15 dias de "“shopping center”, centro comercial e estabelecimentos congêneres". Supermercados, farmácias e serviços de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios ficam de fora.
O documento também fala da realização de eventos com mais de 50 pessoas em estabelecimentos privados. São citados igrejas, cinemas, museus, teatros, bibliotecas e centros culturais.
Espaços tradicionais da cidade, como Mercadão, Feira Central e Camelódromo fazem reunião na noite desta quarta-feira para decidir se acatam a recomendação da prefeitura.