Uma carreta equipada com lavanderia e cozinha industrial, que pertence à ONG Adra Brasil, ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, que auxiliou vítimas e bombeiros após o rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), no início do ano passado, chegou em Guarujá para ajudar as vítimas do deslizamento na quinta-feira (5).
A cidade do litoral paulista foi a mais afetada por deslizamentos de terra, ocorridos durante fortes chuvas que caíram na região na madrugada de terça-feira (3), provocando mortes e desaparecimentos.
Segundo Cristiane Maximiano, coordenadora da unidade móvel, o veículo tem capacidade para lavar cerca de 40 quilos de roupas por hora, além de disponibilizar até mais de 1.500 refeições por dia.
Na quinta, o veículo lavou aproximadamente 100 quilos de roupas e ofereceu 350 refeições para as vítimas.
Segundo a coordenadora, as duas lavadoras e duas secadoras industriais da carreta conseguem retirar a lama que impregna as roupas de bombeiros e voluntários.
Segundo o jornal Folha, são usados produtos antibactericidas para descontaminar peças de roupa, que são secadas em uma temperatura de 70 graus centígrados. O veículo deve ficar no Guarujá entre 5 e 15 dias, dependendo da demanda.
Já a cozinha conta com um fogão industrial no qual podem ser feitas 500 refeições no café da manhã e a mesma quantidade de almoços e jantares.
Em Brumadinho, acrescentou Cristiane, o veículo permaneceu entre os dias 4 e 19 de fevereiro de 2019, período em que foram lavadas cerca de cinco toneladas de roupa e oferecidos três mil jantares. Na ocasião, os almoços eram oferecidos pela Vale.
A Redação