A autoestima está diretamente relacionada com aquilo que você sente acerca de você e acerca da sua vida. Se você achar que a sua vida vai bem terá uma autoestima elevada, enquanto se pensar que a sua vida é terrível vai ter uma baixa autoestima.
Por vezes, essas crises de tristezas e desilusões não passam nada mais nada menos que meras barreiras mentais e emocionais que a gente coloca na cabeça.
Podem ser implementadas devido a problemas na nossa vida, a desgostos, desilusões ou a algum tipo de fracasso enfrentado no passado.
Seja qual for o motivo da sua baixa autoestima, existe uma solução. Existem pelo menos 7 coisas que todo mundo pode fazer para melhorar a sua felicidade e consequentemente o seu bem-estar.
Vamos lhe mostrar essas 7 coisas básicas neste mesmo artigo, então não perca a sua leitura por nada!
Dicas para aumentar a autoestima e ser mais feliz
Todas as dicas aqui colocadas foram encontradas e divulgadas por vários especialistas da área, tal como psicólogos com bastante experiência na área. Então, pode fazer uso de todas elas sem qualquer tipo de medo ou receio.
Dica 1: Nunca se compare às outras pessoas
Um dos maiores erros que cometemos é compararmos as nossas vidas com a das outras pessoas. Temos de compreender que cada pessoa tem os seus desafios, as suas adversidades e os seus problemas.
Para além disso, cada pessoa nasce num ambiente completamente diferente da outra.
Não é por um amigo seu ter conseguido alcançar um determinado fim que você também tem de o conseguir fazer.
Não leve a vida como se ela fosse uma competição em que tem de ganhar sempre. Você é melhor numa coisa, enquanto outra pessoa é melhor noutra coisa.
Dica 2: Não olhe apenas para quem está melhor que você
Tem por hábito olhar para uma pessoa e pensar "Aquele Fulano já conseguiu ter este carro e eu ainda ando a pé…"? Se tem este hábito, fique sabendo que deve acabar com ele imediatamente.
Não pode olhar apenas para quem está melhor que você, tem de olhar também para as suas conquistas e para aquelas pessoas que infelizmente ainda não conseguiram alcançar tanto quanto você.
Recorde-se que a vida não é uma competição. Cada um tem um próprio ritmo.
Dica 3: Tente relaxar
Uma das causas da baixa de autoestima é o estresse, os problemas e as adversidades da vida.
Então, algo que pode fazer é tentar relaxar e tentar esquecer todos os problemas durante algum tempo.
Pode fazer isso tomando um banho de relaxamento, indo para a praia, convivendo com os seus amigos ou até mesmo jantando fora.
O importante é tentar colocar os problemas de lado pelo menos algumas horas, isso vai ser suficiente para o seu estado mental e emocional melhorar.
Dica 4: Deixe o passado para trás
Não se foque nos erros do passado nem deixe que eles tracem o seu futuro e a sua felicidade.
Tem de aprender a aceitar os erros do passado e a ver eles como uma estrada de aprendizagem. Todos nós cometemos erros e não vale a pena ficar recordando-os a toda a hora.
O importante é aprender com eles e não voltar a comete-los.
Dica 5: Compreenda o porquê de ter errado
Uma das causas de ter uma baixa autoestima é estar errando nas escolhas da vida constantemente. Então, para que isso não volte a acontecer precisa verificar onde errou e o porquê de ter cometido esses erros.
Veja o que pode fazer para melhorar e para sair da situação em que se encontra.
Porém, recorde-se sempre de manter a calma enquanto faz isso, pois a vivência de memórias fortes do passado pode abalar ainda mais você.
Dica 6: Agradeça
Existem pessoas que vivem se queixando constantemente, mas que se esquecem de agradecer pelas coisas boas que tem na sua vida.
Faça o seguinte: Pegue numa caneta e num papel e comece escrevendo todas as coisas boas que tem.
Pense na família, nas oportunidades, no seu amor, na sua casa e até mesmo na comida que tem na mesa.
Após isso, guarde essa lista e consulte ela sempre que estiver em baixo. Você vai se lembrar que afinal não existem tantos motivos assim para continuar triste!
Dica 7: Faça um “pote de agradecimento”
Este exercício é relativamente parecido com o que apresentamos acima. O que precisa fazer é cortar várias tiras de papel onde caiba uma pequena frase.
Em cada uma dessas tiras escreve algo bom que tem na vida, tal como “O meu carro novo” ou “O amor do meu namorado”. Faça isso pelo menos 10 vezes.
Dobre esses papeis e coloque todos eles dentro de um pote. Tudo o que precisa fazer é tirar um papel ao calhas todos os dias e voltar a colocar ele no pote.
Essa pequena lembrança vai ajudar você a perceber que afinal a sua vida não é tão má assim.
Espero que utilize todas estas dicas para aumentar a sua autoestima e consequentemente a sua felicidade da melhor maneira. Se tiver alguma dúvida adicional, simplesmente deixe um comentário neste mesmo artigo
Escrito por; Joana Faria – Redatora profissional com domino no tema da psicologia, da espiritualidade e da saúde natural.