Furacão Dorian destrói minúscula ilha das Bahamas com 3 igrejas e 300 pessoas

Compartilhe:

Desde 01 de setembro, Pastor Randy Crowe teve contato limitado com sua antiga congregação de Man-O-War Cay, Bahamas. Sem eletricidade, telefone ou serviço de celular na ilha, Crowe não pode alcançar ninguém.

Mas durante sua chamada via satélite com um ex-congregante da Igreja Bíblica New Life, Crowe soube que a igreja que ele pastoreava há 12 anos foi destruída por ventos de 320 quilômetros por hora ao redor do olho da tempestade da Categoria 5.

A ilha, que tem menos de 300 habitantes, também sofreu tornados embutidos na parede dos olhos de Dorian, enquanto a tempestade atravessava as 700 ilhas que compõem as Bahamas.

"Cay Man-O-War foi dizimado, totalmente destruído", disse Crowe.

A CNN informou que o Man-O-War Cay, parte da área mais atingida das Ilhas Abaco, sofreu danos generalizados em 90% a 100% de seus edifícios. Havia três igrejas na pequena ilha: Igreja Bíblica New Life, Igreja de Deus e a Capela do Evangelho.

A New Life, coberta de tapume cinza e ladeada por palmeiras, tinha sido revestida com compensado em cada janela ao longo do santuário, em preparação para a tempestade, mas não foi suficiente para conter a força de Dorian.

“A nova vida e a casa estão fechadas”, dizia um post final na página da igreja no Facebook antes da tempestade. "O resto está nas mãos de Deus."

Tendo ajudado em todos os furacões que atingiram as Bahamas desde 1992, Crowe chamou Dorian de "o pior de todos os tempos".

Com danos severos à infraestrutura, os líderes das igrejas das Bahamas não conseguiram entrar em contato com outros pastores nos EUA. A Cooperative Baptist Fellowship relata que não teve notícias dos pastores de suas nove igrejas nas Bahamas.

Foram necessários três dias para que alguém de fora chegasse ao Man-O-War. 

Na ilha maior de Grand Bahamas, os relatórios já indicam que as igrejas abriram como abrigo, com a Catedral do Jubileu abrigando 150 pessoas.

A Samaritan's Purse desembarcou em Nassau com suprimentos de socorro na quinta-feira, trazendo materiais de abrigo, filtros de água e unidades de filtragem. Com informações ChristianityToday