Em um vídeo postado no site DesiringGod, o teólogo John Piper fala sobre a guerra diária na vida de um cristão, dizendo que Satanás quer "comer sua fé no café da manhã" e ainda assim podemos ter certeza de que seremos crentes amanhã de manhã.
Piper, que serviu como pastor da Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, Minnesota, por 33 anos, começa a mensagem de cinco minutos lendo 1 Pedro 5: 8,9: "Esteja alerta e de mente sóbria. Seu inimigo, o diabo, anda por aí como um leão rugindo à procura de alguém para devorar, resistir a ele, permanecendo firme na fé, porque você sabe que a família de crentes em todo o mundo está passando pelo mesmo tipo de sofrimento ".
Enquanto o diabo é comparado a um leão na passagem, o que ele quer não são nossos músculos ou ossos, explica o teólogo. O diabo quer "comer" sua fé, diz ele.
Satanás pode nos fazer sentir que um exercício de construção da fé é ridículo, acrescenta ele no vídeo, que faz parte de uma série em andamento chamada "Olhe para o Livro", um esforço para ajudar as pessoas a lerem a Bíblia por si mesmas.
Se Satanás pode comer sua fé, ele não se importa com o que mais você faz, afirma Piper.
Ele então lê Lucas 22:31, 32, "Simão, Simão, Satanás pediu para peneirar todos vocês como trigo. Mas eu orei por você, Simão, para que a sua fé não desapareça. E quando você voltar, fortaleça seus irmãos."
Satanás queria tirar a fé da vida de Pedro, explica Piper.
Mas Jesus tinha certeza de que Pedro seria capaz de resistir ao ataque do diabo, pois não disse "se você se virou", mas "quando você se virou", observa Piper.
Jesus permitiu que Satanás tivesse Pedro, mas apenas "até certo ponto e não mais".
"A fé falha?" Piper pergunta, acrescentando que Pedro negou Jesus três vezes.
"Eu não acho que a fé dele falhou totalmente", observa Piper. Todos nós falhamos ", mas você não falhou totalmente … Jesus está orando por você", acrescenta.
Piper então lê 1 Pedro 1: 3-5: "Louvado seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Em sua grande misericórdia ele nos deu um novo nascimento em uma esperança viva através da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, e em uma herança que nunca pode perecer, estragar ou enfraquecer. Esta herança é guardada no céu para você, que através da fé são protegidos pelo poder de Deus até a vinda da salvação que está pronta para ser revelada na última vez. "
A oração de Jesus seria algo como o versículo 5 da passagem, explica o teólogo.
O ponto desta passagem é esperança, é tão forte, é tão fixo, é tão firme e tão confiável. E é tão valioso, imperecível, infinitamente melhor do que qualquer coisa neste mundo porque você é herdeiro de Deus, nascendo em sua família. E Ele está guardando isto para você; Ele não deixará isto ir embora ".
Nós não precisamos nos preocupar como chegaremos lá por causa do nosso sofrimento e da provação de fogo que virá sobre nós, continua Piper.
Jesus "guardará nossa fé". E Ele nos protegerá com o instrumento da fé.
"Se Ele me deixasse, eu não seria um cristão", conclui ele.