Pesquisa mostra que pastores tem impacto positivo na sociedade

Compartilhe:

Enquanto uma pequena maioria dos americanos concorda que os pastores são bons para o país, eles caem bem abaixo dos professores e dos médicos.

Uma recente pesquisa da Associated Press e da NORC na Universidade de Chicago descobriu que apenas 55% dos americanos acreditam que membros do clero e líderes religiosos têm um "impacto um tanto positivo" na sociedade.

Só para dar uma pequena perspectiva, 84% dos entrevistados disseram o mesmo sobre professores e 83% sobre médicos. E, curiosamente, 21% acreditam que os líderes religiosos têm um “impacto um pouco negativo” na sociedade, enquanto 6% descreveram seu impacto como “muito negativo”.

Oitenta por cento dos americanos acreditam que os cientistas afetam a sociedade de maneira positiva e 75% disseram o mesmo sobre o pessoal militar.

Os pastores superaram apenas os advogados em 42% e os executivos em 40%.

Esses números revelam por que é fundamental que os líderes ministeriais se envolvam em suas comunidades. O site cristão norte americano Faithwire conversou com um pastor bi-vocacional em Malden, Missouri, que também leciona em uma escola local e enfatizou a importância de ter uma presença em sua comunidade.

“Você forma relacionamentos com essas crianças”, disse Mark Pickard, “e podemos ver o amor de Cristo na comunidade”.

Trabalhar fora da igreja, explicou ele, “abriu portas” para relacionamentos que talvez não estivessem disponíveis em um ambiente tradicional de ministério.

Quanto à pesquisa recente, talvez o mais alarmante tenha sido a preocupação dos entrevistados com a integridade. Enquanto 50% concordaram que os líderes religiosos são “extremamente” cuidadosos, apenas 39% disseram que são igualmente honestos.

"Os adultos que têm uma religião são mais propensos a descrever os membros do clero como inteligentes, honestos, confiáveis ??e atenciosos, enquanto aqueles sem religião tendem a descrever os membros do clero como egoístas", afirmou o relatório da AP.

Uma maneira de melhorar essas impressões é seguir o exemplo de ministros como Pickard, que tomam medidas para envolver ativamente suas comunidades.