O conhecido teólogo John Piper compartilhou conselhos para os maridos que lidam com uma esposa briguenta e orientou que “Deus é capaz de fazer de uma esposa briguenta uma esposa útil e prudente”.
Piper respondeu a um leitor que pediu ao pastor que trouxesse “sabedoria e clareza” aos versículos da Bíblia sobre esposas briguentas.
Piper primeiro enfatizou que se um homem lê versos como Provérbios 21.9- "É melhor morar num canto do telhado do que em uma casa compartilhada com uma esposa briguenta".
“Há indicações em Provérbios de que deixar essa mulher por outra não é o que Deus aprova”, disse o pastor, “Agora, isso é para os dois lados, para o homem e a mulher… O homem com uma esposa briguenta não está livre para abandoná-la. Ele fez uma aliança com ela” acrescentou.
Piper continuou a esboçar quatro lições para tirar da Bíblia sobre o tema das esposas briguentas, sendo a primeira "encontrar a mulher certa".
"A primeira implicação é para os jovens que não são casados: não se case com uma mulher briguenta", disse ele. “Viva no deserto se for preciso. Viva em uma pequena sala no seu telhado com seus pais, se for necessário antes de fazer isso.
“Portanto, cuidado, rapazes: aquele que encontra uma esposa acha uma coisa boa (Provérbios 18.22). Espere por ela ”, acrescentou ele.
John Piper aconselhou os leitores a “procurar ser agradável” e ouvir o conselho de Provérbios.
"Eu acho que é com o tempo, as mulheres vão ouvir o livro de Provérbios – e não vão querer ser uma esposa briguenta", disse ele. “Claro, ela vai entender que talvez também queira se contentar em viver no telhado ou no deserto do que casar com um marido briguento. Isso é para os dois lados. É uma lição: não se case com pessoas briguentas. E se você é casado, mulheres, façam o seu melhor para não serem briguentas.
Terceiro, Piper assegurou aos leitores que Deus muda os corações – e Ele é “capaz de fazer de uma esposa briguenta uma esposa útil e prudente”.
Finalmente, o pastor encorajou os maridos a amarem suas esposas “melhor do que ela merece, não pior do que ela merece”.
“É mais fácil, é mais confortável, é mais tranquilo simplesmente subir no telhado e ficar longe dessa esposa irritante e irritante, dessa contenda”, continuou Piper. "É verdade. É melhor em muitos aspectos, mas não deve ser escolhido no caminho do amor. Há uma aliança, e há um mandamento: 'Ame o seu próximo como você ama a si mesmo ”.
O pastor Rick Warren da Saddleback Church em Lake Forest, Califórnia, disse que a saúde emocional é um dos fatores mais importantes a serem levados em consideração quando se pensa em casamento, pois “oito em cada 10 colapsos de casamento ocorrem porque” um ou ambos os parceiros são emocionalmente prejudicial ”
"Todo mundo está quebrado, mas algumas pessoas estão muito mais quebradas do que outras. E você precisa evitá-las, não importa quão bonitas, ricas ou bonitas elas sejam. Você tem que descobrir a saúde emocional de seu parceiro em potencial antes de entrar em um relacionamento de longo prazo ".
Um parceiro emocionalmente saudável, argumentou Warren, não está "amamentando a raiva descontrolada" ou "abrigando a amargura".
"Não namore até que suas próprias mágoas emocionais sejam curadas ou pelo menos até que você esteja no processo de cura", ele aconselhou. "Temos que nos livrar de qualquer amargura em nossas vidas. Livrar-se de qualquer raiva em nossa vida." Em outras palavras, temos que lidar com nossa própria bagagem. Como faço isso? Fique com Deus. Aprenda com Jesus. " Fonte Christian Post