Após 50 dias de campanha direcionada para o grupo prioritário, o Ministério da Saúde abre nesta segunda-feira (3) a possibilidade de vacinação contra a gripe para toda a população. Até a última sexta-feira (31), 20% do público-alvo ainda não estava imunizado – faltam 11,9 milhões de pessoas para atingir a meta de 90% de cobertura.
A medida, segundo o ministério, busca evitar o desperdício das doses – a campanha segue até que elas acabem. Mesmo assim, o grupo prioritário continuará tendo precedência para a aplicação em todas as unidades de saúde.
Em Campo Grande o atendimento começou por volta das 7h da manhã no UBS Tiradentes, mas conforme alguns relatos das pessoas que esperavam na fila, uma pessoa já estava esperando desde às 2h30.
A fila no posto de saúde dobrava a esquina e há quem resista a neblina e a fina garoa que cai sobre a cidade com guarda-chuva, agasalhos. A campanha de vacinação está acontecendo nas 68 unidades básicas de saúde e da saúde da família (UBS e UBSF) estarão atendendo em horário normal.
Para receber a vacina, a pessoa precisa apresentar o CNS (Cartão Nacional de Saúde) e o número de prontuário da rede de saúde de Campo Grande, documento pessoal com foto e a caderneta de vacinação.
Foto: Daiany Albuquerque