Os verdadeiros símbolos da Páscoa

Compartilhe:

Esta é a semana da Páscoa e vou deixar uma breve explicação sobre os símbolos dela.

O cordeiro que cada família degolou e aspergiu o sangue nas vergas e umbrais da porta: Essa foi a primeira comemoração da páscoa, ainda no Egito: É o sacrifício da páscoa de Jahwé, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou nossas casas." (Ex 12,27). O termo Pesah significa literalmente “passar por cima”. Onde havia sangue na porta, o anjo destruidor passava por cima aquela casa.

O pão ázimo (matsah): O pão sem fermento, mostra a necessidade de separação do povo de Deus, do mundo de pecado. Assim, como naquela noite, os hebreus não levedaram seu pão, pois havia diferença entre eles e os egípcios. "E cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, porque ela não tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não puderam deter-se, nem haviam preparado comida." (Ex. 12,39).

As ervas amargas (maror): As ervas amargosas, representam o duro sofrimento dos hebreus no Egito. Deus queria que eles se lembrassem para serem sempre gratos a Ele, por tê-los tirados de lá. "Assim lhes amargurava a vida com pesados serviços em barro e em tijolos, e com toda sorte de serviços que os fazia servir com dureza".(Ex 1.14)

Por Apóstolo Sandim