Mais de 100 alunos foram soterrados em desabamento de escola, hoje na África

Compartilhe:

Várias crianças morreram no desabamento de um edifício de três andares que abrigava uma escola de educação básica particular na cidade de Lagos, na Nigéria, na manhã desta quarta-feira (13).

A escola, que ficava no último andar do prédio de três andares em Ita Faji, na Ilha de Lagos, tinha mais de 100 alunos, disse um funcionário de resgate à BBC News.

Cerca de 40 alunos foram retirados vivos, disse o funcionário. Os socorristas estavam procurando freneticamente por mais.

A causa do colapso não ficou imediatamente clara.

Equipes de emergência retiraram vários dos alunos feridos, mas muitos pais preocupados não conseguiram encontrar seus filhos, enquanto outros foram a um hospital local para procurar os seus.

Homens da área local estavam ajudando equipes de resgate, mas grandes multidões de pessoas estavam impedindo a operação de resgate.

Mohammed Muftau, um morador local que testemunhou o colapso, disse à BBC que o prédio estava rachando há muito tempo e que havia reclamações sobre isso.

No Hospital Geral da Ilha de Lagos, houve uma cena de caos quando pais e membros da família correram atrás de cada ambulância que chegava para ver se continha um ente querido. Muitas das vítimas trazidas eram crianças com uniformes escolares.

No hospital, Idiat Oluranti Adebule, vice-governador do estado de Lagos, ofereceu condolências às famílias das vítimas e pediu calma.

"Pedimos a sua compreensão para permitir que a equipe de resgate faça seu trabalho … para que a equipe médica possa tomar medidas imediatas e imediatas assim que os pacientes forem trazidos", disse Idiat.

Ibrahim Farinloye, porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências, disse que o colapso aconteceu por volta das 10h (horário local).

"Acredita-se que muitas pessoas, incluindo crianças, estão atualmente presas no prédio", disse ele.

Não é incomum que os edifícios colapsem na Nigéria. Os materiais são muitas vezes abaixo do padrão e a aplicação dos regulamentos é frouxa.

Em 2016, mais de 100 pessoas morreram quando o telhado de uma igreja em Uyo, no sul da Nigéria, desmoronou.

Com informações:bbcnews